TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hematoma

Tese: Hematoma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Tese  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 2

Hematoma

O extravasamento de sangue para os espaços extravasculares pode resultar de lesão de vasos sanguíneos (artéria ou veia) durante a infiltração de anestésicos locais. O desenvolvimento de um hematoma após a lesão de uma artéria geralmente e extremamente rápido e seu tamanho aumenta significantemente até o tratamento ser instituído, devido a pressão dentro das artérias ser maior. A lesão de uma veia pode ou não levar a formação de um hematoma. A densidade dos tecidos adjacentes ao vaso lesado também é um fator determinante.

Causas:

Devido a densidade dos tecidos do palato duro serem altas e este tecido ter firme aderência ao osso, um hematoma raramente se desenvolve depois de uma anestesia nesta área. Um hematoma grande pode se desenvolver como consequência de uma perfuração arterial ou venosa após um bloqueio do nervo alveolar póstero-superior ou inferior. Os tecidos que circundam estes vasos acomodam mais facilmente volumes significantes de sangue. O sangue extravasa dos vasos até que a pressão extravascular exceda a pressão intravascular ou um coagulo se forme. Hematomas que se desenvolvem após o bloqueio do nervo alveolar inferior são visíveis apenas por dentro da boca, enquanto hematomas relacionados com o bloqueio do nervo alveolar póstero-superior são visíveis por fora da boca.

Problema:

Um hematoma raramente traz problemas significantes, com exceção da "contusão" que se forma, podendo ou não ser visível por fora da boca. As possíveis complicações do hematoma são o trismo e a dor. O inchaço e a mudança de cor da região, geralmente, diminuem dentro de 7 a 14 dias. O hematoma constitui um inconveniente para o paciente e um embaraço para quem administra a droga.

Prevenção:

1. O conhecimento da anatomia normal envolvida na técnica a ser realizada e importante. Algumas técnicas têm um maior risco de desenvolver hematomas visíveis. O bloqueio do nervo alveolar póstero-superior e o mais comum, seguido pelo bloqueio do nervo alveolar inferior (em um distante segundo lugar) e o bloqueio do nervo mentoniano/incisivo.

2. Modifique a técnica anestésica, com base na anatomia do paciente. Por exemplo, a profundidade de penetração da agulha deve ser diminuída no bloqueio do nervo alveolar p6stero-superior em pacientes com características faciais menores.

3. Use uma agulha curta para a bloqueio do nervo alveolar póstero-superior para diminuir o risco de hematoma.

4. Minimize a número de penetrações da agulha nos tecidos.

5. Nunca use a agulha como uma sonda nos tecidos.

Nem sempre hematomas podem ser prevenidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com