TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hepatocitos

Resenha: Hepatocitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

Cada hepatócito possui sua superfície em contato com a parede do capilar sinusóide, através do espaço de Disse, e com a superfície de outro hepatócito. O encontro de duas células hepáticas delimita um espaço conhecido como canalículo biliar. Estes formam a primeira porção do sistema de ductos biliares, sendo delimitados apenas pela membrana plasmática de dois hepatócitos, possuindo um certo número de microvilos em seu interior. Entre estas células existem junções gap que são importantes na comunicação intercelular, participando do processo de atividades fisiológicas dessas células. Os canalículos biliares formam uma complexa rede que, aos poucos, se anastomosa ao longo das placas do lóbulo hepático, terminando no espaço-porta. Deste modo, a bile flui na direção inversa do sangue, do centro lobular para a sua periferia, onde adentra nos ductos biliares. Estes ductos gradualmente aumentam de diâmetro e se fundem, dando origem ao ducto hepático.

O hepatócito possui um ou dois núcleos arredondados que contêm um ou dois nucléolos cada. No retículo endoplasmático liso desta célula acontecem diversos processos importantes, como por exemplo, a conjunção da bilirrubina tóxica e hidrofóbica, com o glucuronato pela enzima glucuronil-transferase, para dar origem ao glucuronato de bilirrubina, que é uma substância não-tóxica.

No interior dos hepatócitos pode ser encontrado glicogênio na forma de agregados em seu citoplasma, freqüentemente associados ao retículo endoplasmático liso, sendo que o estoque desta substância serve de reserva de glicose para o organismo. Os lisossomos presentes nessa célula são importantes na degradação e renovação das organelas intracelulares. Do mesmo modo que os lissossomos, os peroxissomos, abundantes nos hepatócitos, são organelas que contêm enzimas. Dentre suas funções, está a oxidação de excesso de ácidos graxos, quebra de peróxido de hidrogênio gerado por esta oxidação, quebra de purinas em excesso, com consequente formação de ácido úrico e participação na síntese de colesterol, ácidos biliares e alguns lípidios. Estas células também contêm um grande número de aparelhos de Golgi, responsáveis por formação de lisossomos, secreção de proteínas plasmáticas, glicoproteínas e lipoproteínas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com