TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hesteatose

Tese: Hesteatose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Tese  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

A esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso, fígado gordo ou gordura no fígado, é uma condição que, como o próprio nome diz, ocorre por acúmulo de gordura no fígado. Geralmente causada pelo consumo excessivo de álcool, a esteatose também pode surgir em várias outras situações, como em pessoas com colesterol alto, excesso de peso, diabéticos, etc.

Neste texto textos vamos abordar as seguintes questões sobre a esteatose hepática:

O que é esteatose hepática.

O que causa o acúmulo de gordura no fígado.

Diferenças entre esteatose hepática e esteato-hepatite.

Sintomas da esteatose hepática.

Graus de esteatose hepática.

Tratamento da esteatose hepática.

O que é esteatose hepática?

O termo hepático tem origem grega e significa fígado. Esteato é o termo que indica relação com gordura. Portanto, esteatose hepática significa literalmente fígado gorduroso ou fígado gordo.

Nosso fígado possui normalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe cerca de 10% do seu peso. Quando o acúmulo de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está acumulando gordura dentro do seu tecido.

A ilustração abaixo mostra as diferenças entre um fígado com pouco acúmulo de gordura e um figado esteatótico. Reparem no tamanho e na coloração amarelada do fígado gorduroso.

Esteatose hepática

Há algumas décadas acreditávamos que o acúmulo de gordura no fígado era causado apenas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e que a presença da esteatose era necessariamente algo danoso à saúde. Atualmente sabemos que a esteatose hepática é muito comum e pode ser causada por diversas outras condições que não a ingestão crônica de álcool (falaremos das causas mais abaixo).

Uma esteatose hepática leve (esteatose hepática grau 1 ou 2) normalmente não causa sintomas ou complicações. O acúmulo de gordura no fígado é pequeno e não leva à inflamação do mesmo.

Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores são os riscos de lesão hepática. Quando há gordura em excesso e por muito tempo, as células do fígado podem sofrer danos, ficando inflamadas. Este quadro é chamado de esteato-hepatite ou hepatite gordurosa. A esteato-hepatite é um quadro bem mais preocupante que a esteatose, já que cerca de 20% dos pacientes evoluem para cirrose hepática (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA).

Portanto, a esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite, que como o próprio nome diz, nada mais é que uma hepatite causada por excesso de gordura (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES). Cabe aqui salientar que nem todo paciente com esteatose hepática irá evoluir para esteato-hepatite. Na verdade, a maioria não o faz.

A principal causa de esteato-hepatite é o consumo de bebidas alcoólicas. Em geral, dividimos os casos entre esteato-hepatite alcoólica e esteato-hepatite não alcoólica. A hepatite alcoólica e os malefícios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com