TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Histogenese

Resenha: Histogenese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Resenha  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  654 Visualizações

Página 1 de 2

Histogênese

Histogênese é a formação e desenvolvimento dos diferentes tecidos embrionários de um organismo a partir das células indiferenciadas. Estas células são constituintes das três primeiras camadas germinativas, a endoderme, a mesoderma e a ectoderma.

O começo do sistema nervoso central é visualizado como um espessamento do ectoderma ao longo da linha média denominada de placa neural. Após o desenvolvimento forma-se um sulco médio. Os bordos dorsais do sulco se fundem para formar o tubo neural que em seguida se separa de restante do ectoderma. Na face anterior se expande o tubo neural para formar o encéfalo, enquanto a restante forma a medula espinhal.

O tubo neural primitivo é constituído por uma única camada de células neuroepiteliais cilíndricas e delas se formam o sistema nervoso central. Essas células sofrem uma proliferação e a camada se transforma em pseudo-estratificada. Durante a mitose a célula adota uma forma mais arredondada e migra em direção a sua parte basal. Depois que ocorre a divisão as células adotam a forma original, porém depois de recém-formada se mantêm arredondadas e migram na direção do exterior estabelecendo uma nova camada, a zona intermediária, enquanto a camada interna original denomina-se zona ventricular.

Na porção do tubo neural que da origem a medula espinhal são produzidos pequenos deslocamentos na divisão das camadas durante a migração das células. Os percussores dos neurônios, frequentemente denominados neuroblastos pós-mitóticos, posto que com apenas escassas exceções só se dividam durante a migração e não depois de alcançar a posição final. Em contrapartida, os glioblastos continuam o processo de divisão depois da migração até o interior das zonas intermediárias e marginal.

Nos mamíferos, inclusive no ser humano, a maioria dos neuroblastos evolui antes do nascimento, mas são conhecidos exemplos de neurogênese pós-natal, como, por exemplo, as células granulares do hipocampo, do córtex cerebelar do bulbo olfatório. As células gliais continuam seu desenvolvimento depois do nascimento. A mielinização das fibras nervosas começa em torno do quarto ou quinto mês de vida fetal e logo termina em torno dos vinte e cinco anos de idade.

O peso do encéfalo, ao nascer, é de cerca de 325g, isto é, quase 25% do peso final no adulto. Ao fim do primeiro ano de vida triplica o peso e aos 10 anos se aproxima do adulto. Esse aumento do peso e de tamanho do encéfalo nos primeiros anos de vida se deve ao crescimento dos prolongamentos e à constante mielinização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com