TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUMENTAÇÃO EM ORTODONTIA

Exames: INSTRUMENTAÇÃO EM ORTODONTIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2014  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  1.418 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. O presente trabalho tem por objetivo expor alguns dos principais instrumentos utilizados na ortodontia, visando ampliar o conhecimento a respeito das aplicações dos mesmos no exercício da profissão de um técnico de saúde bucal, tendo como base os instrumentos utilizados na ortodontia lingual.

Diversos são os instrumentais utilizados na clínica odontológica, o técnico em saúde dental deverá ter destreza manual e conhecimento clínico para o seu correto uso na clínica. Diversos são os requisitos básicos para identificação dos instrumentos odontológicos dentre eles pode-se destacar:

Estudo: Estudar detalhadamente cada instrumental e sua finalidade; dedicação, interesse e boa memória facilita o aprendizado dos instrumentos odontológicos.

Prática na clínica: O dia-dia na clínica facilita o conhecimento dos instrumentais; antes do início da clínica. È interessante conhecer o que e com que irá trabalhar.

Interesse no aprendizado: O bom aluno é sempre aquele que gosta do que faz e tem interesse em aprender.

Boa memória: Relacionar com a gravura e a escrita; cada aluno saberá qual a melhor maneira de memorizar e aprender a finalidade e tipo de materiais odontológicos utilizados na clínica.

ORTODONTIA LINGUAL

A Ortodontia Lingual foi desenvolvida no início dos anos 70 por Craven Kurz, em Los Angeles - USA. Paralelamente, no Japão, Kinja Fujita publicou o primeiro artigo científico sobre a técnica lingual por ele desenvolvida ( 1,2,3,4). Hoje a técnica já é exercida por muitos ortodontistas no mundo todo e alcança novos adeptos a cada dia. Para esse crescente número de aspirantes é importante que haja uma evolução na fabricação de instrumentais que sejam específicos para a Ortodontia Lingual, o que contribuirá para o crescimento da técnica (PRIETO, et al., 2009).

Instrumentais mais empregados na técnica lingual

Torna-se indispensável dispor-se de alguns instrumentos especiais para a prática da Técnica Lingual. O Dr. Craven Kurz desenhou e patenteou vários instrumentos para serem utilizados na prática clínica da Ortodontia Lingual, sendo que alguns desses são vistos nas imagens abaixo:

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »