TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Infeccões

Projeto de pesquisa: Infeccões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

As infecções são provocados por um grande variedade de um organismo que vão desde os submicroscópios vírus até vermes tipo lombrigas. Varia desde o simples resfriado até a peste bubônica ou a raiva. O organismo infectante ao atingir o nosso organismo inicialmente passa e se multiplicar para sobreviver. O organismo infectado passa a apresentar sintomas e frequentemente passa a infectar outras pessoas. A pessoa infectada pode morrer de infecção, recuperando-se espontaneamente ou sob o efeito da medicação específica. A resistência de nosso organismo à Infecção é dada por nossa imunidade que varia de pessoa para pessoa. Algumas infecções Tem Longo período de Latência Permanecendo no organismo sem mostrar sintomas por vários anos. Outras infecções podem desenvolver tumores sendo que a origem viral de certos Cânceres hoje é bem conhecida. A febre pode ser de um sinal de uma infecção como a pneumonia, como também pode indicar uma reação alérgica.

Assepsia

Baseie o esforço em minimizar o ataque e disseminação da infecção sobre os princípios da técnica de asséptica. A assepsia é a ausência de microrganismos patogênicos (produtores de doença). A técnica asséptica refere-se a práticas/procedimentos para auxiliar na redução do risco de infecção. Os dois tipos de técnicas assépticas são a assepsia médica e cirúrgica.

A assepsia médica, ou técnica de limpeza, inclui procedimentos usados para reduzir o numero de organismos presentes e prevenir a transferência de organismos. Higiene das mãos, usar luvas limpas para prevenir a transferência de organismos de um paciente para outro ou para prevenir contato direto com o sangue ou fluidos corporais do paciente e rotina de limpeza do ambiente são exemplos de assepsia médica. Os princípios de assepsia médica geralmente também são seguidos em casa; a higiene das mãos com sabão e água antes de preparar alimento é um exemplo. Após um objeto se tornar não esterilizado ou não limpo, ele considerado contaminado se ele contém ou é suspeito de conter patógenos. Por exemplo, um urinol usado, a mesa de alimentação e uma roupa usada são considerados itens contaminados.

A Enfermeira segue certos princípios e procedimentos, incluindo precaução padrão, para prevenir e controlar a infecção e sua disseminação. Durante a rotina diária de cuidado, a enfermeira usa técnica de cuidados, a enfermeira usa técnica de assepsia médica para quebrar a corrente de infecção. Por exemplo, use luvas e máscaras durante a troca de curativos para quebrar o modo de entrada dos patógenos. Os óculos são indicados quando há possibilidade de espirro ou borrifos. O termo precaução padrão se aplica a todo sangue e fluidos corporais exceto suor, mesmo se o sangue não estiver presente. Um componente principal da proteção do paciente e do trabalhador é higiene das mãos.

A Higiene das mãos inclui o uso imediato de álcool antisséptico para as mãos antes depois de prestar cuidado ao paciente, a lavagem das mãos com sabão e água quando as mãos estão visivelmente a execução de escovação cirúrgica. A Lavagem das mãos é o ato de lavar as mãos com sabão e água, seguindo pelo enxagua sob o fluxo de água, por 15 segundos. A fricção e usada para remover sujeira e organismos transitórios das mãos.

As mãos contaminadas dos trabalhadores do cuidado da saúde são fonte principal de Transmissão de infecção nos ambientes de cuidado na saúde. Por exemplo, você esta executando uma troca de curativo da saúde . Por exemplo, você está executando uma troca de curativo e o companheiro de quarto do paciente pede ajuda com uma linha IV obstruída. Se você falha em realizar a higiene das mãos antes de manusear a linha IV, os organismos da ferida do paciente podem ser transferidas para o local IV do companheiro de quarto.

“Para melhorar as práticas de higiene das mãos, proteger as mãos dos profissionais do cuidado da saúde e reduzir a transmissão de patógenos aos pacientes e funcionários nos ambientes de cuidado da saúde .”

Natureza Das Infecções

As Doenças infecciosas são significativamente influenciadas pelo ambiente, seja em seus aspectos físicos, biológicos ou sociais. O ambiente Físicos, como, por exemplo, a temperatura média e umidade relativa do ar, influencia a eficiência do contanto na transmissão pessoa a pessoa, além de favorecer a transmissão de pessoa a pessoa, além de favorecer a transmissão de alguns agentes vinculados por vetores. Quando os aspectos biológicos do ambiente, podemos citar como exemplo o grau de adaptação, maior será a proporção de casos subclínicos da doença infecciosa por ele causados. Por fim, o ambiente social, em aspectos como a aglomeração, migração, distribuição das riquezas, está intimamente ligado aos níveis endêmicos das doenças infecciosas. Como exemplo podemos citar as doenças meningocócica, cujas epidemias são, geralmente, causadas pela introdução na comunidade de uma cepa mais patogênica; no entanto, os patamares a serem alcançados por essa epidemia dependerão, principalmente, das condições de aglomeração dessa população, especialmente de aglomeração dessa população especialmente de aglomeração no domicilio. A hospitalização aumenta muito a probabilidade de se contrair infecções. A queda localizada das defesas, como por exemplo, nas lesões da pele por eczema servem de porta de entrada de bactérias. Pessoas submetidas a hemodiálise para o tratamento da insuficiência renal estão sujeitas a infecções devido a inúmeras punções nas veias e artérias com agulhas. A utilização de sondas urinárias é um fator de infecção. Uma infecção mal tratada, como sinusite, pode gerar graves infecções no idoso. O alcoolismo é também um fator que facilita a instalação e o desenvolvimento de doenças infecciosas. A utilização continuada de corticoide produz um estado de menor resposta imunológica a processos infecciosos, diminui a capacidade de cicatrização e facilita o desenvolvimento de infecções.

Agentes Causadores e Tratamentos

As Bactérias

A bactéria é um tipo de micróbio muito característico que existe na natureza junto a plantas e animais e que eventualmente pode provocar infecções. O tratamento das infecções bacteriana é baseado em antibiótico tipo penicilina e seus derivados. O antibiótico é substância utilizada para a cura e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com