TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Interfase

Seminário: Interfase. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Seminário  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

A interfase corresponde ao período entre o final de uma divisão celular e o início da outra. Geralmente a célula encontra-se nesta fase durante a maior parte da sua vida. Durante esta fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico. É um período de intensa atividade na célula.

A interfase divide-se em três fases:

• Fase G1

Nesta fase sintetizam-se muitas proteínas, enzimas e RNA, verifica-se também a formação de organitos celulares e, consequentemente, a célula cresce.

• Fase S

É nesta fase que ocorre a replicação do DNA. A partir deste momento os cromossomas passam a possuir dois cromatídeos ligados por um centrómero.

• Fase G2

Neste período dá-se a síntese de moléculas necessárias à divisão celular (como os centríolos).

É denominada fase G0 quando uma célula permanece continuamente durante a interfase interrompendo a divisão. É possível através de estímulos externos retornar a célula para seu ritmo normal.

A fase mitótica divide-se em duas fases: a mitose (divisão do núcleo) e a citocinese (divisão do citoplasma). Profase, metafase, anafase e telofase pertencem à mitose.

Na profase os cromossomas começam a condensar-se, tornando-se visíveis ao microscópio ótico. Cada cromossoma é constituído por dois cromatídeos unidos pelo centrómero. Os centríolos deslocam-se para polos opostos da célula, iniciando-se, entre eles a formação do fuso acromático ou mitótico. O involucro nuclear desorganiza-se e os nucléolos desaparecem.

A metafase corresponde à fase mitótica em que os centrómeros estão ligados à fibras cinetocóricas que provêm dos centríolos, que se ligam aos microtúbulos do fuso acromático. Os cromatídeos tornam-se bem visíveis. É nesta fase da mitose que os cromossomas condensados alinham-se no centro da célula, estando os cromossomas totalmente condensados.

A anafase é a fase mitótica em que se quebram os centrómeros, separando-se os dois cromatídeos. As fibrilas ligadas aos cromatídeos encolhem, o que faz com que estes migrem para os polos opostos da célula.

Na telofase os cromossomas descondensam-se, tornando-se menos visíveis e os cromossomas filhos estão presentes nos dois polos da célula. Os núcleos reaparecem, o invólucro nuclear reorganiza-se em torno de cada conjunto de cromossomas e reaparecem os nucléolos.

A citocinese nas células vegetais não acorre da mesma maneira que as células vegetais. Nas células vegetais, como a parede celular impede que a célula se divide por estrangulamento do citoplasma, a citocinese ocorre devido a um conjunto de vesículas derivadas do complexo de Golgi que se vão alinhar na região equatorial e fundem-se formando a membrana plasmática, posterior formação de novas paredes celulares das células filhas.

Materiais e métodos

Material e reagentes:

• Álcool acético 3:1 (70ml de álcool absoluto + 30ml de acido acético)

• Ácido clorídrico 1 N

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com