TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jabioromba

Tese: Jabioromba. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  Tese  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

Etimologia[editar]

"Gabiroba", "guabiroba", "guavirova", "gavirova","graviola" e "guabirova" originam-se da junção dos termos tupis wa'bi, "ao comer" e rob, "amargo"1 . "Araçá" originou-se do termo tupi ara'sá2 e "congonha" originou-se do termo tupi kõ'gõi, "o que mantém o ser"3

Descrição[editar]

É um fruto arredondado, de coloração verde-amarelada, com polpa esverdeada, suculenta, envolvendo diversas sementes muito parecido com uma goiabinha. Ela pode ser consumida ao natural ou na forma de sucos, doces e sorvetes e ainda serve para fazer um apreciado licor.

A planta apresenta duas variedades:

C. pubescens var. coarectatum O. Berg

C. pubescens var. pubescens4 .

Ocorrência[editar]

A gabiroba é uma planta nativa do Brasil, sendo muito encontrada nos cerrados das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste. Sendo disseminada para outros países da América do Sul, é muito encontrada na Argentina e Uruguai. No sul do Brasil, na região norte e oeste do Paraná além da variedade de cerrado, dissemina-se também a variedade arbórea que alcança vários metros de altura, produzindo frutos com sabor e aparência da variedade de campo, porém quando maduros apresentam a cor amarela.

Cultivo[editar]

A gabirobeira vive em clima tropical quente, com baixo índice pluviométrico, devendo estar sempre exposta ao sol. Não é exigente quanto ao solo, crescendo inclusive em terrenos pobres. No entanto, quando é cultivada, apresenta maior preferência pelos solos do tipo vermelho-amarelo. A necessidade de água é moderada.

A propagação se dá através de sementes, que devem ser semeadas logo após a extração do fruto porque perdem rapidamente a capacidade germinativa. Pode ser cultivada em canteiros.

A colheita geralmente ocorre no mês de novembro. Os frutos podem ser conservados em sacos plásticos na geladeira ou congelador.

Outras Informações[editar]

Composição química: proteínas, carboidratos, niacina, sais minerais, vitaminas do complexo B

Partes usadas: frutos, folhas e brotos

Propriedades medicinais: adstringente e antidiarréica. A infusão das folhas é relaxante para aliviar dores musculares, através de banhos de imersão

Usos na culinária: os frutos são consumidos ao natural e usados no preparo de geleias, sucos, doces, sor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com