TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Japão

Tese: Japão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Tese  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O Japão é um país pequeno, porém bem habitado, com grande expectativa de vida e baixa taxa de mortalidade, sua educação é muito boa e compreensível, ao longo dos anos o país foi se desenvolvendo saindo de uma era feudal e entrando na era da modernidade. Seu IDH é impressionante, igual a sua saúde que é considerada a mais avançada.

Educação

Inicialmente no Japão a educação era restrita, sendo "certa" apenas às classes aristocráticas, a educação chegou até a população em geral no Período Edo, em que havia escolas específicas para a classe dos samurais, mas também haviam as escolas mistas que ensinavam a escrita, a leitura e a aritmética. Graças a essas escolas mistas aproximadamente em 1868, (época da Restauração Meiji) estima-se que 40% da população japonesa já fosse alfabetizada. A divisão em escolas primárias, secundárias e universidades foram introduzidas no Japão em 1871 como parte da Restauração Meiji.

Desde 1947, a educação obrigatória no Japão separa-se em 3 divisórias:

• A educação infantil: que dura 6 anos (dos seis aos onze ou doze anos)

• O ensino fundamental: o qual dura 3 anos.

• E o colegial: o qual dura 3 anos.

Quase todas as crianças continuam seus estudos indo para o colegial.

Habitação e saneamento

Em pouco mais de cem anos, o Japão passou por muitas mudanças em suas estruturas socioeconômicas e culturais, saindo de um sistema feudal e indo rumo á um mundo moderno e industrial. Nos últimos quarenta anos (até 2006) suas moradias não figiam das mudanças assim sendo desenvolvidas e solidificadas, gerando novas moradias e qualidade de vida.

Com sua tecnologia avançada e aliada aos recursos naturais, o Japão teve acesso à água potável e ao tratamento de esgoto em praticamente todo o território nacional. Por causa da rápida urbanização de suas grandes cidades, aconteceu uma degradação ambiental o motivo de enchentes, aridez e a piora da qualidade da água. Para amenizar os danos que foram causados por esses problemas, foram implantadas medidas para melhorar os mecanismos de coordenação sobre o uso da água e prevenir a sua contaminação. Com isso, o Japão obteve grandes melhorias em seus recursos hídrico, higiênicos e abastecimento de água potável em seu território.

Saúde

Os serviços de saúde no Japão são fornecidos pelos governos e é considerada a mais avançada. O pagamento de serviços médicos pessoais é oferecido através de um sistema de Seguro Universal de Saúde que oferece uma igualdade de acesso, com taxas fixadas por uma comissão do governo. As pessoas que não tem o seguro através dos empregadores, podem também participar de um programa nacional de seguro de saúde administrado pelos governos locais. Desde 1973, todas as pessoas idosas têm sido cobertas pelo seguro patrocinado pelo governo, e os doentes tem a liberdade de escolher os médicos ou as instalações que preferir.

Expectativa de Vida

No Japão, a expectativa de vida é a "casa" dos oitenta, tanto para homens (80 anos) e mulheres (86 anos).

Expectativa de vida: 82,25 anos (estimativa 2011)

Taxa de Natalidade - Taxa de Mortalidade

7,31 nascimentos por 1000 habitantes (estimativa 2011)

10,09 mortes por 1000 habitantes (estimativa 2011)

2,78 mortes por 1000 nascidos vivos (estimativa 2011) - mortalidade infantil

IDH

IDH: 0,890 (PNUD 2013) - desenvolvimento humano muito alto

Conclusão

O Japão tem a maior expectativa de vida e uma das menores taxas de mortalidades, seus serviços de saúde são bem competentes e sustentado pelos governos, dão aos doentes escolhas e dão seguro aos senhores de idade. Sua habitação foi mudando ao longo dos anos, saindo do sistema feudal e entrando no sistema moderno, com a ajuda de sua tecnologia conseguiram ter um saneamento básico bom e ganharam água potável de qualidade.

Sua educação, vem desde os 5 anos de idade, para completar os estudo corretamente ficam na escola por um período de aproximadamente 13 anos, a maioria termina o colegial porém alguns não o completam, antigamente a educação era bem "precária" pois não tinha á todos e eram apenas para os aristocráticas, com algumas escola "clandestinas" a educação foi chegando aos poucos á toda população.

Seu IDH é muito bom, fazendo com que a expectativa de vida também seja boa.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jap%C3%A3o#Educa.C3.A7.C3.A3o

http://centrodeartigos.com/ciencias/artigo-545.html

http://www.suapesquisa.com/paises/japao/populacao.htm

Parte II

Tema: Suazilândia

Introdução:

É um país pequeno que se localiza na áfrica Austral, sua capital é Mbabane (administrativa) e Lobamba (legislativa).

Não tem saída para o mar é uma das poucas monarquias remanescentes no continente, no seu território predomina os planaltos cobertos por savanas e pastagens. Em alguns grupos a prática de poligamia é permitida, a economia é baseada principalmente na agropecuária, mais o país não é independente na produção de alimentos.

A Suazilândia é uma grande exportadora de cana-de-açúcar e abriga importantes reservas de carvão mineral.

A saúde publica enfrenta sérios problemas: um terço da população segundo alguns dados é portadora do vírus da AIDS e é a taxa mais alta de contaminação do mundo.

ECONOMIA:

Moeda: lilangeni.

PIB: US$ 1,2 bilhão (1998).

PIB agropecuária: 16% (1998).

PIB indústria: 39% (1998).

PIB serviços: 45% (1998).

Crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com