TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Labio Leporino

Artigo: Labio Leporino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 6

DESENVOLVIMENTO DO PALATO

A palatogênese começa na 6º semana mas não esta concluído ate a 12º semanas. O palato desenvolve-se a partir de dois primórdios:

• Palato Primário: No inicio da 6º semana o palato primário (processo palatino medial) começa a se desenvolver a partir da porção profunda do segmento intermaxilar da maxila, esta representa apenas uma pequena parte do palato duro do adulto.

• Palato secundário: É o primórdio das porções duras e moles do palato. No inicio da 6º semana a partir de duas projeções mesenquimais (processo palatinos laterais) projetam-se inferiormente em cada lado da língua, gradualmente esses processos se aproximam e fundem-se no plano medial, com o septo nasal e com a porção posterior do palato primário.

FENDA PALATINA E LABIO LEPORINO

As fissuras (ou fendas) de lábio e/ou palato são malformações congênitas que, como consequência, trazem uma série de alterações como comprometimento da estética, da fala e da posição dos dentes.

As fissuras faciais causam um importante impacto sobre a fala, a audição, a aparência e a cognição, influenciando de maneira prolongada a saúde e a integração social de seu portador, principalmente ao que se refere aos distúrbios emocionais, estigmatização e exclusão social, pois interferem no desenvolvimento da autoestima, relações interpessoais e inserção no meio socioeconômico e cultural.

O tratamento deve envolver uma equipe multidisciplinar (envolvendo ginecologista obstetra, geneticista, cirurgião plástico, pediatra, nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo e odontólogo) tendo como objetivo propiciar nutrição, estimulação neurossensorial e harmonia com a família, por meio de assistência e orientação aos pais.

CLASSIFICAÇÃO

A fenda pode envolver apenas a úvula ou estender-se através das regiões mole e dura do palato. As fissuras são classificadas em:

• Fissura do Palato Anterior: Resultam do fracasso dos processos palatinos laterais de se encontrar e se fundir com o palato primário.

• Fendas do Palato Posterior: Resultam do fracasso dos processos palatinos laterais de se encontrar e se fundir um com o outro ou com o septo nasal.

• Fendas do Palato Anterior e Posterior: Resultam do fracasso dos processos palatinos laterais de se encontrar e se fundir com o palato primário, um com o outro e com o septo nasal.

INCIDÊNCIA

Segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde no Brasil (OMS), existe cerca de 1 criança com fissura para cada 650 nascidas, num total de aproximadamente 5800 novos casos todos ao anos.Porem, não se conhece quantas destas crianças já receberam tratamento, pois à demanda de crianças com fissura e muito grande, o que e alarmante pois o Sistema de Saúde Público não consegue atender nem metade desses pacientes (OPERAÇÃO SORRISO BRASIL, 2010).

A fenda palatina e mais comum no sexo feminino por estar relacionada aos processos laterais do palato que se fundem aproximadamente uma semana mais tarde no sexo feminino do que no sexo masculino.

FATORES PREDISPONENTES

Atualmente vários estudos têm sido realizados para tentar identificar as causas das fissuras entretanto, apesar dos esforços dos pesquisadores, ainda não se conseguiu descobrir as verdadeiras causas. Para tanto acredita-se que seja uma doença multifatorial que inclui também fatores genéticos e ambientais. Dentre as causas mais citadas destacam-se: doenças durante a gravidez, uso abusivo de drogas, idade dos pais, deficiência nutricional, medicamentos anticonvulsivantes, a síndrome de Patau entre outras.

Na grande maioria dos casos de fenda palatina isolada ou com lábio leporino,

Percebe-se o fator genéticos e hereditário como os de maior importância uma vez que vários genes estão relacionados com o desenvolvimento e fechamento do palato.

Dentre os fatores ambientais que podem influenciar estão os vírus, pesticidas, álcool, fumo, drogas (alguns antibióticos, teratógenos químicos, como drogas anticonvulsionantes) e outros.

Existem outros fatores importante que estão associados como síndrome de Patau (trissomia 13), já que está presente Em metade dos casos, anomalias cardíacas, já que as células da crista neural têm um papel importante na morfogênese de todas essas estruturas e outro fator que pode estar relacionado é a doença da orelha média que

é caracterizada por persistência de pressão negativa ou por secreção, pois todo paciente com a malformação apresenta a tuba auditiva funcionalmente obstruída, podendo desenvolver otite média.

É de grande importância que toda gestante antes de engravidar receba a vacina contra rubéola, e evite fazer uso de drogas, bebidas alcoólicas, cigarro e medicamentos, a não ser que seja de grande necessidade.

INTERVENÇÃO CIRÚRGICA

A cirurgia de reconstrução ao paciente com fissura labiopalatal não é só uma questão estética, mas também funcional, posteriormente outras cirurgias plásticas posteriores podem ser necessárias para correção estética de lesões da face.

A época ideal para que ocorra a intervenção cirúrgica deve ser realizada conforme a malformação sendo em caso de fenda labial até 3 meses; fenda palatina até 1 ano e meio; fenda labial com deformação do nariz até 4 anos; 12 anos partes ósseas

O fechamento do palato duro denomina-se palatoplastia cujo objetivo e a união do palato duro com tecidos moles adjacentes à fissura. Os procedimentos usados variam de acordo com a largura, extensão, quantidade de tecidos moles e duros disponíveis e extensão do palato, onde busca-se o alongamento do palato ao mesmo tempo a readaptação do diafragma palatino a sua posição anatômica ideal, para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com