TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lisossomos

Ensaios: Lisossomos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Os lisossomos (do grego lise, quebra, destruição) são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Com origem no aparelho de Golgi, os lisossomos estão presentes em praticamente todas as células eucariontes. As enzimas são produzidas no Reticulo Endoplasmático Rugoso e migram para os dictiossomos, sendo identificadas e enviadas para uma região especial do aparelho de Golgi, onde são empacotadas e liberadas na forma de pequenas bolsas. Este processo ocorre, por exemplo, nas amebas, que com seus pseudópodos, capturam o alimento do meio externo e através da fagocitose formam vacúolos, contendo o alimento e os lisossomos se aproximam do vacúolo para fazer a digestão.

Os lisossomos são formados de vesículas revestidas por membranas lipoproteicas, especializados na digestão intracelular. Para isso apresentam em seu interior hidrolases acidas, enzimas que catalisam reações de hidrólise. As enzimas são produzidas no ergastoplasma, transferidas para as bolsas do complexo de Golgi e armazenadas nos lisossomos primários que são vesículas membranosas. Uma das propriedades importante dos lisossomos é a estabilidade na célula viva, pois estão envolvidas por membrana e a digestão ocorre em seu interior. A maioria de suas enzimas age em meio ácido, com ph em torno de 5, que é mantido pela bomba de hidrogênio propelida por ATP na membrana do lisossomo.

2 DIGESTÃO INTRACELULAR

A digestão intracelular ocorre totalmente dentro das células e é realizada pelos lisossomos que apresentam membrana lipoprotéica e, no seu interior, enzimas digestivas responsáveis pela digestão de vários tipos de compostos orgânicos como os listados na tabela abaixo.

Se a membrana do lisossomo for fragmentada, as enzimas são lançadas no citoplasma e a célula morre por "autodigestão".

As partículas que penetram nas células por endocitose originam um vacúolo com alimento (pinossomo ou fagossomo). O lisossomo une-se ao vacúolo originando o vacúolo digestivo. Após a absorção das partes úteis, origina-se o corpo residual que defeca por clasmocitose. Quando o lisossomo digere componentes estruturais da própria célula, forma-se o vacúolo autofágico.

2.1 FUNÇÃO HETEROFÁGICA

É a função em que o lisossomo exerce na digestão de partículas estranhas no meio celular. Ela pode ocorrer por duas formas: pinocitose e fagocitose. Estes dois meios, são as formas que as partículas entram na célula. Se a partícula for um líquido, o processo será, de pinocitose, se for sólido, será de fagocitose.

Observe a foto a baixo para entender todo o processo:

Observe também que o lisossomo tem a função de defecação celular, ou seja, o material que eventualmente não foi digerido é devolvido ao meio para ser eliminado, este processo também pode ser chamado de clasmocitose.

2.2 FUNÇÃO AUTOFÁGICA

É quando os lisossomos digerem alguma organela dentro da célula (digestão parcial da célula). Ex: uma célula com excesso de mitocôndrias, os lisossomos irão destruir partes desta mitocôndria, e o que resulta na destruição e reciclagem destas estruturas. O que for reaproveitado pela célula será reabsorvido.

3 VACÚOLO DIGESTIVO

As bolsas originadas pela fusão de lisossomos com fagossomos ou pinossomos são denominadas vacúolos digestivos; em seu interior, as substâncias originalmente presentes nos fagossomos ou pinossomos são digeridas pelas enzimas lisossômicas.

À medida que a digestão intracelular vai ocorrendo, as partículas capturadas pelas células são quebradas em pequenas moléculas que atravessam a membrana do vacúolo digestivo, passando para o citosol. Essas moléculas serão utilizadas na fabricação de novas substâncias e no fornecimento de energia à célula.

Eventuais restos do processo digestivo, constituídos por material que não foi digerido, permanecem dentro do vacúolo, que passa a ser chamado vacúolo residual.

Muitas células eliminam o conteúdo do vacúolo residual para o meio exterior. Nesse processo, denominado clasmocitose, o vacúolo residual encosta na membrana plasmática e fundem-se com ela, lançando seu conteúdo para o meio externo

Esquema de vacúolo digestivo

4 FAGOCITOSE

Processo utilizado pela célula para englobar partículas sólidas, que lhe irão servir de alimento. A célula produz expansões da membrana plasmática (pseudópodes) que envolvem as partículas e as englobam. Primeiramente, a partícula fica em uma bolsa que recebe o nome de fagossomo. Depois esta bolsa se une ao lisossomo, (que contém as enzimas digestivas), para que a digestão aconteça e os materiais úteis sejam aproveitados pela célula. Essa segunda bolsa recebe o nome de vacúolo digestivo e o processo todo é chamado de digestão intracelular heterofágica.

Quando o processo de digestão intracelular ocorre sem que o material digerido venha de fora por meio da fagocitose, isto é, quando ela digere material da própria célula (como organelas velhas em processo de degeneração) fala-se em digestão intracelular autofágica e os vacúolos são chamados de vacúolos autofágicos. A digestão intracelular autofágica é relacionada a um importante mecanismo das células eucarióticas chamado de apoptose, também chamada de suicídio celular. Este processo nada mais é do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com