TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista De Anomalias Cardíacas Congênitas

Monografias: Lista De Anomalias Cardíacas Congênitas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.714 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

Lista das anomalias congênitas cardíacas.

Ventrículo único

É uma má formação congênita , caracterizada pela presença de um único ventriculo e dois atrios.

Essa anomalia leva a um importante shurt esquerdo-direito com hipertensão arterial pulmonar de evolução rápida

Fístula coronária artério-venosa.

São comunicaçôes anormais , isoladas ou multiplas , diretas ( sem passagem pela rede capilar ) entre arterias e veias e sobrecarga do coração do lado direito.

Conhecidas também como aneurisma arterio-venoso , quando se acompanha de dilatação da veia e/ou arteria.

Origem anômala de artéria coronária.

São alterações congênitas ao nível de origem, trajeto e estrutura das arterias coronárias.

A maioria dos casos é assintomática.

Aneurisma do seio de Valsalva.

O Aneurisma do Seio de Valsalva (ASV) é um distúrbio cardíaco raro. É mais frequentemente um defeito congênito, mas pode ser adquirido

O ASV congênito pode ser causado pela ausência de tecido muscular e elástico na parede aórtica atrás do seio de Valsalva ou pela falta de continuidade entre a média aórtica e o anel da válva aórtica. A forma adquirida pode ser causada por trauma, infecções (endocardite bacteriana, sífilis, tuberculose), doenças degenerativas (aterosclerose), doenças inflamatórias sistêmicas (espondilite anquilosante) e distúrbios de tecido conectivo (lúpus eritematoso sistêmico). A maioria dos casos de ASV é assintomática e difícil de diagnosticar. A compressão da artéria coronária esquerda é uma manifestação não-usual da doença e pode causar síndrome coronariana aguda

Coarctação de aorta

É um estreitamento da aorta em sua porção torácica descendente. Com isto ocorre dificuldade de passagem do sangue por este estreitamento, causando aumento da pressão nas artérias do cérebro e braços e diminuição da pressão nas víceras e pernas. Principalmente em recém-nascidos, a presença de Coarctação de Aorta pode ser danosa devido ao baixo fluxo de sangue para os órgãos abdominais e membro inferiores.

Hipoplasia do arco aórtico

É uma lesão obstrutiva no arco aortico que leva a hipoplasia do arco aortico

Estenose congênita da válvula aórtica

A válvula aórtica não abre completamente. Isso reduz o fluxo de sangue que sai do coração.

À medida que a válvula aórtica torna-se mais estreita, a pressão aumenta no interior do ventrículo esquerdo do coração. Isso faz com que o ventrículo esquerdo torne-se mais espesso, reduzindo o fluxo sanguíneo, o que pode causar dor no peito. À medida que a pressão aumenta, o sangue pode retornar aos pulmões, ocasionando falta de ar. Formas mais graves de estenose aórtica impedem que uma quantidade suficiente de sangue chegue ao cérebro e ao restante do corpo. Isso pode causar tonturas e desmaios.A estenose aórtica pode estar presente desde o nascimento (congênita) ou pode se desenvolver ao longo da vida (adquirida = frebre reumatica )

Hipoplasia do coração esquerdo

A síndrome da hipoplasia do coração esquerdo (SHCE) é um raro defeito congênito do coração, caracterizado pela formação defeituosa do lado esquerdo do coração.1 Em bebês com SHCE, o lado esquerdo do coração é subdesenvolvido e não pode bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.

Sem tratamento, 95% dos bebês com SHCE morre no primeiro mês de vida.

Insuficiência congênita da válvula aórtica

A regurgitação da válvula aórtica (insuficiência aórtica, incompetência aórtica) é o refluxo de sangue através da mesma de cada vez que o ventrículo esquerdo se relaxa.As causas mais frequentes, em geral, costumam ser a febre reumática e a sífilis, mas actualmente, nos países desenvolvidos que contam com uma estrutura sanitária adequada, estas causas são muito raras graças ao uso frequente dos antibióticos. Nos locais com uma estrutura sanitária insuficiente, as lesões provocadas pela febre reumática são ainda habituais. Para além destas infecções, a causa mais frequente de insuficiência da válvula aórtica é o enfraquecimento do tecido, habitualmente fibroso e resistente da válvula (degenerescência mixóide), um defeito congénito ou outros factores desconhecidos. A degenerescência mixóide é uma perturbação hereditária do tecido conjuntivo que debilita o tecido valvular do coração, o que faz com que amoleça e, embora raramente, pode inclusive chegar a produzir-se uma ruptura. Outras causas são uma infecção bacteriana ou uma lesão. Cerca de 2 % dos rapazes e 1 % das raparigas nascidos com duas valvas em vez de três podem desenvolver uma insuficiência aórtica ligeira.

Atresia da veia pulmonar

A atrésia pulmonar é uma malformação cardíaca congénita que é habitualmente diagnosticada nas primeiras horas ou dias de vida. Na atrésia pulmonar, a valva que bombeia o sangue para os pulmões (a valva pulmonar) não tem a forma correcta. Em vez de abrir e fechar para permitir que o sangue seja transportado para os pulmões, forma-se uma membrana de tecido. O sangue que está no lado direito do coração do bebé não consegue passar para os pulmões para recolher oxigénio.

A atrésia pulmonar pode ser fatal. Os primeiros passos para tratar a atrésia pulmonar são a cirurgia para corrigir a malformação e a medicação para ajudar o coração a trabalhar melhor. Dependendo da condição da criança, poderão ser necessárias mais cirurgias durante a infância.

Estenose da veia pulmonar

A estenose da válvula pulmonar é um estreitamento da válvula, que é a que permite a passagem do sangue desde o ventrículo direito até aos pulmões.Nos recém-nascidos, a estenose da válvula pulmonar pode ser tão ligeira que não necessite de tratamento, ou então tão grave que ponha a sua vida em perigo.Na maioria das crianças com estenose da válvula pulmonar, esta é um pouco mais estreita do que é normal, o que obriga o ventrículo direito a bombear com mais força e a maior pressão para propulsar o sangue através da válvula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com