TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lobotomia

Tese: Lobotomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Tese  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 9

Lobotomia:

A lobotomia é uma intervenção cirúrgica realizada no cérebro, na qual são cortadas as vias que comunicam os lobos frontais ao tálamo e outras vias frontais associadas. Antigamente, foi muito utilizada em casos severos de esquizofrenia, depressão e ansiedade. Mas também podia ser praticada em pessoas emotivas, difíceis de lidar ou “mal- humoradas”, sendo considerada a técnica pioneira e de maior sucesso na psicocirurgia. Mas no século 19, no começo da psiquiatria, ela foi considerada crime contra a humanidade, pela comissão dos cidadãos mundiais para os direitos humanos.

O caminho do picador de gelo:

A lobotomia é um tipo de neurocirurgia, ou cirurgia realizada no cérebro, conhecida como psicocirurgia. A ideia da psicocirurgia é que formas graves de doenças mentais podem ser tratadas mudando-se o funcionamento do cérebro. Os médicos acreditavam que, cortando as ligações entre os lobos com o resto do cérebro, eles conseguiriam acalmar as emoções dos pacientes e estabilizar suas personalidades sem acabar com sua inteligência e funções motoras.

As primeiras lobotomias foram feitas em 1935 pelos neurologistas portugueses Dr. Antonio Egas Moniz e Dr. Almeida Lima. Inicialmente, eles abriam orifícios no crânio nos dois lados do córtex pré-frontal e injetavam álcool nas fibras conectivas para destruí-las. Entretanto, esse procedimento resultou em muitas complicações, como lesão em outras partes do cérebro.

Em 1936, o neurologista e psiquiatra Dr. Walter Freeman, e seu parceiro, Dr. James Watts, começaram a realizar lobotomias nos Estados Unidos. Dez anos depois, Freeman aperfeiçoou um novo método. Freeman queria descobrir uma técnica que fosse mais rápida, acessível e barata, então, decidiu chegar ao córtex pré-frontal através da cavidade ocular.

Freeman praticou primeiro em cadáveres usando um picador de gelo, o que fez o método ficar conhecido como "lobotomia com picador de gelo". Após atravessar logo acima da cavidade ocular, Freeman conseguia ter acesso ao cérebro apenas batendo de leve com um martelo para perfurar a fina camada de osso. Então, ele o girava para romper as fibras. Após retirar o aparelho, repetia o procedimento do outro lado. A lobotomia transorbital levava 10 minutos ou menos.

Como não precisava perfurar o crânio, o paciente podia ficar inconsciente através de choque eletro convulsivo. Além disso, podia ser realizada por não-cirurgiões. Como a maioria dos hospitais psiquiátricos não possuía salas de cirurgia nem cirurgiões, esse novo método facilitou ainda mais para o paciente se submeter ao procedimento. Finalmente, Freeman realizava as lobotomias como procedimentos ambulatoriais em seu consultório e em manicômios, além de ensinar outros médicos a executá-las.

Cirurgia da alma: sucessos e fracassos nos pacientes de lobotomia:

Nos Estados Unidos, cerca de 50 mil pacientes foram submetidos à lobotomia, a maioria entre 1949 e 1956. O próprio Dr. Freeman realizou entre 3.500 e 5.000 delas. Ele chamava as lobotomias de "cirurgia da alma" e afirmava que podiam ser usadas para tratar não apenas esquizofrenia, mas depressão, dor crônica e outros problemas físicos e mentais. Freeman e outros médicos que praticavam a lobotomia acreditavam que ela podia aliviar o sofrimento. Em alguns casos, realmente podia.

Freeman realizou pela primeira vez a lobotomia transorbital em Ellen Ionesco, em 1946. Sua filha, Angelene Forester, descreveu-a como sendo uma pessoa violentamente suicida. Depois da lobotomia de Ellen, Angelene disse que "correu tudo bem [...] foi como virar a moeda. Rápido. Independentemente do que ele tenha feito, foi a coisa certa”.

Patrícia Moen, que também era suicida, foi lobotomizada por Freeman em 1962. Mais tarde, Patrícia "simplesmente passou a viver novamente". Glenn, seu marido, ficou "feliz com a forma como tudo terminou".

Nem todos os pacientes ficaram tão felizes com a vida depois da lobotomia. Howard Dully foi lobotomizado por Freeman quando tinha 12 anos de idade, em 1960. Ele não apresentava problemas mentais; sua madrasta queria mudar sua personalidade, que alegava ser rebelde. Só bem mais tarde que Dully ficou sabendo da operação. Ele diz que "a cirurgia me prejudicou de muitas maneiras. Mas ela não me 'consertou', nem me transformou em um robô. Por isso, minha família me colocou em uma instituição". Howard afirma que sempre se sentiu diferente, "envergonhado", como se fosse "uma aberração". Viveu em instituições durante uma década e lutou contra diversos vícios até completar 50 anos.

Um dos fracassos mais famosos de Freeman foi à irmã de um presidente americano.

Em 1941, Rosemary Kennedy, irmã de John F. Kennedy, foi lobotomizada aos 23 anos. Rosemary era descrita como uma criança tímida e tranqüila, mas na adolescência, ficou rebelde e mal humorada. Um médico sugeriu que uma lobotomia poderia acalmá-la. Na época, Freeman só tinha feito cerca de 60 lobotomias.

A operação deixou Rosemary mais controlável, pois ficou essencialmente com capacidade mental de um bebê. Ela não conseguia falar com clareza, nem controlar algumas funções do corpo; além disso, passava horas olhando para o nada. Rosemary passou o resto da vida em uma instituição. Alguns pesquisadores afirmaram que ela já apresentava retardo mental leve antes da lobotomia, enquanto outros dizem que ela tinha uma forma de doença mental. Em geral, Rosemary era descrita como retardada mental. Sua irmã Eunice Kennedy Shriver ajudou depois a fundar as Olimpíadas Especiais em sua homenagem.

Outros pacientes que se submeteram à lobotomia também tiveram resultados negativos. Anita McGee foi lobotomizada por Freeman em 1953 por conta da depressão pós-parto. Sua filha Rebecca Welch a descreve como "está lá, mas não está". Anita passou o resto da vida em instituições. Beulah Jones foi lobotomizado no final da década de 40 devido à esquizofrenia. A filha Janice-Jones Thomson declarou que, depois, "não houve nenhuma mudança em seu comportamento, a não ser pelo fato de que perdeu seu intelecto mais alto. Ela não conseguia mais sentar nem ler. Raramente conseguia escrever. Ela não tinha memória de longo prazo" .

O neurologista Dr. Elliot S. Valenstein falou sobre as lobotomias: "houve alguns resultados muito desagradáveis, alguns muito trágicos e alguns excelentes, mas houve muitos intermediários". Ironicamente, o procedimento não conseguia curar os esquizofrênicos. De acordo com o neurocirurgião Dr. Frank Vertosick, "ao contrário da depressão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com