TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logica

Ensaios: Logica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

TECNOLOGIA DA BAHIA

PROJETO DE INTRODUÇÃO A LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

Profª. Ana Carolina Sokolonski

Lista de Exercícios 1

LISTA DE EXERCÍCIOS

2011.1

1. Desenvolver um algoritmo e um programa em C que leia o valor de dois números inteiros e a operação aritmética desejada; calcule, então, a resposta adequada. Utilize os símbolos a seguir para ler qual a operação aritmética escolhida.

a. retornar o soma de dois números;

b. retornar a subtração de dois números;

c. retornar a multiplicação de dois números;

d. retornar o quociente inteiro de uma divisão;

Deve-se permitir que o usuário tenha a opção de digitar novos valores ou encerrar a execução do algortimo/programa.

2. Escreva um programa que abra um arquivo texto e conte o número de caracteres presentes nele. Imprima o número de caracteres na tela.

3. Desenvolver um algoritmo e um programa em C que efetue a soma de todos os números ímpares que são múltiplos de três e que se encontram no conjunto dos números de 1 até 500.

4. Uma grande firma deseja saber qual é o empregado mais recente e qual é o mais antigo. Desenvolver um algoritmo e um programa em C para ler um número indeterminado de informações (máximo de 300) contendo o número do empregado e o número de meses de trabalho deste empregado e imprimir o mais recente e o mais antigo. Obs.: A última informação contém os dois números iguais a zero. Não existem dois empregados admitidos no mesmo mês.

5. Escreva um programa que grave os dados lidos no exercício anterior em um arquivo do tipo binário de acesso aleatório. O número que indica quantos alunos devem ser lidos (primeira linha do arquivo) não deve ser gravado no arquivo binário. Nesta questão os dados devem estar obrigatoriamente armazenados em um vetor de estruturas do seguinte tipo:

typedef struc _aluno{

char nome[81];

float n1, n2;

} ALUNO;

6. Fazer um programa que sorteie um número de 0 a 100 e que permita que o usuário (sem conhecer o número sorteado) tente acertar. Caso não acerte, o programa deve imprimir uma mensagem informando se o número sorteado é maior ou menor que a tentativa feita. Ao acertar o número, o programa deve imprimir a quantidade de tentativas feitas.

7. Escrever um programa para ler um número inteiro do usuário e exibir o maior número primo que seja menor do que o número digitado.

8. Fazer um programa para exibir os n primeiros múltiplos simultâneos de dois números dados

9. Fazer uma função que recebe um mês e um ano como parâmetros e retorna o número de dias daquele mês daquele ano. Dica: um ano é bissexto quando é múltiplo de 4 e não múltiplo de 100, ou também quando é múltiplo de 400.

Lista de Exercícios de Lógica de Programação

2/3

10. Faça uma função que recebe, por parâmetro, a hora de inicio e a hora de término de um jogo, ambas subdivididas em 2 valores distintos: horas e minutos. A função deve retornar, a duração do jogo em minutos, considerando que o tempo máximo de duração de um jogo é de 24 horas e que o jogo pode começar em um dia e terminar no outro.

11. Escreva a função para cálculo do N-ésimo termo da série de Fibonacci utilizando recursividade.

12. Implementar a função EXP com as seguintes características:

a. Recebe um valor de base e um valor de expoente como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com