TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Líquenes

Resenha: Líquenes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Resenha  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 2

Liquens

Os liquens são formatos por um mutualismo entre fungos e algas. Os fungos que formam liquens são na maioria das vezes ascomicetos. As algas que participam desta associação são as clorofíceas e cianobactérias. Os fungos desta associação recebem o nome de micobionte e a alga fotobionte, pois é um organismo fotossintetizante. Neste mutualismo a alga produz fotossíntese, levando substancias orgânicas, ou seja, alimento ao fungo e fungo garante a alga proteção e um ambiente em condições para que ela se desenvolva.

É possível demonstrar os componentes do líquen através do cultivo separado. Na associação, os fungos tomam formas diferentes daquelas que tinha quando estava sozinhos, grande parte do corpo do líquen é formado pelo fungo.

A microscopia eletrônica mostra as hifas de fungo entrelaçadas com a alga.

Os liquens são muito resistentes, suportando diversas condições climáticas (alta temperatura, mudança climática, frio, chuva, falta de água, etc.), sendo por isso encontrado em grande parte do planeta. São considerados bioindicadores de poluição, pois são extremamente sensíveis a ela.

Os liquens são chamados de organismos pioneiros, pois degradam as rochas e ajudam na formação do solo garantido que outros seres vivos habitem aquele local.

Morfologia

Normalmente existem três tipos de talo:

Crostoso: o talo é semelhante a uma crosta e encontra-se fortemente aderido ao substrato.

Folioso: o talo é parecido com folhas

Fruticoso: o talo é parecido com um arbusto e tem posição ereta.

Alguns liquens são utilizados como alimento para alguns animais, como por exemplo, as renas e os caribus, enquanto que outros tipos podem ser utilizados na fabricação de corantes, na fabricação de bases para fixadores na produção de perfumes finos e até geléias.

Reprodução

Os liquens são organismos assexuados e se reproduzem através de sorédios que são propágulos (estruturas que se desprendem de uma planta adulta para dar origem a uma nova planta geneticamente idêntica a planta de origem) contem células de alga e hifas de fungo, por isídios que são projeções do talo parecido com verrugas e pode se reproduzir também através de fragmentação do talo.

(sorédio)

(Isidio verrugoso)

Referencias Bibliográficas

http://www.mundoeducacao.com/biologia/liquens.htm

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos/biofungos4.php

http://www.criptogamas.ib.ufu.br/node/423

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com