TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MACCOS QUE ME MORDAM

Artigo: MACCOS QUE ME MORDAM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 2

Drenagem de Rodovias

A drenagem tem as seguintes funções:

 Evitar o acesso da água caída nos terrenos limítrofes;

 Retirar rapidamente a água caída sobre a faixa de rodagem;

 Reduzir a acção negativa da água emergente dos taludes, captando e/ou controlando o seu escoamento;

 Evitar o acesso da água à fundação do pavimento;

 Restabelecer as linhas de água naturais interrompidas.

2.1. Tipos de Drenagem

Drenagem superficial – é um conjunto de medidas que são tomadas no sentido de afastar as águas que escoam sobre a superfície da rodovia ou nas proximidades da mesma.

Drenagem subterrânea ou profunda – é o conjunto de dispositivos subterrâneos executados com a finalidade de evitar que as águas profundas atinjam o pavimento ou a superfície da estrada.

2.2. Dispositivos de Drenagem

2.2.1. Valetas

As valetas destinam-se a colectar e a conduzir as águas superficiais para fora da estrada devendo por isso ser convenientemente dimensionadas para os caudais a escoar.

De uma forma geral, as valetas devem ser triangulares situando-se, pelo menos, 0.20m abaixo do nível do leito do pavimento.

Normalmente deve se construir valetas em locais onde a estrada corre em escavação, em locais onde a escavação é a meia encosta bem como em locais mais ou menos ao nível do terreno natural.

Portanto a estrada não precisa de valetas quando corre em aterro, embora existam pequenas valetas denominadas caleiras em estradas com aterros consideravelmente elevados para evitar que a água corra descontroladamente pelo talude abaixo que pode provocar erosão.

2.2.1.1. Tipos de Valetas

Mini valeta (caleira) – São usadas principalmente na cidade. Podem ser chamadas de valetas de bordadura em aterro. São usadas para evitar que a água se escoe de forma descontrolada.

Passagem molhada – valeta com profundidade pequena...para a água correr na superfície; funciona como uma viga, usam-se em cruzamentos em que a estrada tem de passar de um lado para o outro, estradas terciárias, estradas com baixo volume de tráfego.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com