TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUSEIO DO MICROSCOPIO OPTICO

Artigo: MANUSEIO DO MICROSCOPIO OPTICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  1.831 Visualizações

Página 1 de 5

I. RESUMO

Graças à dificuldade em observar estruturas pequenas visíveis e, até mesmo invisíveis a olho nu, o microscópio se tornou um instrumento necessário para o desenvolvimento da ciência. Esse aparelho possibilitou a ampliação de imagens e a melhor observação de todas as estruturas estudadas através dele. Por isso, a evolução da microscopia foi extremamente importante para o maior entendimento de diversas áreas, inclusive da biologia.

Os microscópios ópticos são constituídos por duas partes: uma parte óptica (condensador, diafragma, lentes oculares e fonte luminosa) e uma parte mecânica. Um detalhe do microscópio, que merece maior atenção, é o limite de resolução, que corresponde à menor distância entre dois detalhes de uma estrutura observada que podem ser distinguidos um do outro. Existe também o poder de resolução, que pode ser definido como a capacidade de aumento do microscópio e é inversamente proporcional ao limite de resolução.

Através desse trabalho foi possível conhecer como funciona o microscópio, os cuidados necessários para uma utilização correta e eficaz. Durante o procedimento, foram utilizados três tipos de lentes com diferentes capacidades de aumento (4X, 10X e 40X) e limites de resolução (3,36 µm, 1,53 µm e 0,52 µm).

Após a realização do trabalho, pode-se concluir que: conforme aumenta o valor da objetiva, o limite de resolução diminui (LR), aumentando assim o poder de resolução, ou seja, a capacidade de aumento do microscópio.

II. INTRODUÇÃO

O microscópio é um instrumento utilizado para ampliar, com a finalidade de observação, de estruturas pequenas dificilmente visíveis ou invisíveis a olho nu. Ou seja, o microscópio óptico é capaz de ampliar diversos tipos de estruturas nos mais diversos ramos da ciência, como biologia, medicina, geologia e pesquisa científica em geral. A capacidade de ver dois objetos que se encontram extremamente próximos um do outro é limitada para o olho humano, esse limite é de aproximadamente 0,2 mm. Por isso a evolução da microscopia foi extremamente importante para maior entendimento de diversas áreas, inclusive da biologia. (POLIZELI, 2008).

Os microscópios simples já eram utilizados em meados do século XV, produzidos com lentes suficientemente poderosas para observar bactérias minúsculas.

O microscópio óptico é constituído por uma parte mecânica de suporte e uma segunda parte de suporte óptico, que amplia as imagens de acordo com a lente utilizada. Os microscópios atuais que usam luz transmitida partilham os mesmos componentes básicos. A parte óptica é composta por:

• Condensador: conjunto de duas ou mais lentes que distribuem regularmente no campo da preparação a luz que atravessa o diafragma;

• Diafragma: permite regular a intensidade da luz captada pelo espelho e que incide na preparação;

• Lentes Oculares: permitem ampliar a imagem real fornecida pelas lentes objetivas, formando uma imagem virtual para o observador;

• Fonte Luminosa: é uma fonte de luz, normalmente uma lâmpada de tungstênio, localizada na parte inferior do aparelho, com regulador de intensidade ao seu lado (SANTOS, 2013).

A composição da parte mecânica pode ser observada na figura abaixo [figura 1]:

Figura 1: Partes de um microscópio

Fonte: http://.estudodomicroscopio.blogspot.com.br/2012/03/imagem-partes-do-microscopio-fonte.html

1) A lente ocular aumenta a imagem formada pela lente objetiva;

2) O tubo/canhão desvia os raios de luz provenientes da lente objetiva;

3) O revólver/tambor é uma base giratória onde se encontram as objetivas;

4) As lentes objetivas permitem ampliar a estrutura observada em 10X, 40X, 50X e 100X (os aumentos variam dependendo do microscópio óptico utilizado);

5) O braço/coluna por onde se deve manusear o aparelho para desloca-lo, além de sustentar a parte óptica do aparelho;

6) Platina/mesa é a superfície na qual se deve colocar a lâmina contendo o material a ser observado;

7) Condensador/diafragma compõem também a parte óptica;

8) Lâmpada embutida é uma fonte de luz para a observação;

9) Base/pé sustenta o aparelho;

10) Macrométrico controla a distância da lâmina até as objetivas para ajustar o foco;

11) Micrométrico ajusta mais detalhadamente o foco da imagem;

12) Charrior é um dispositivo capaz de mover a platina verticalmente e horizontalmente para a focalização da lâmina no local desejado

(GOLDENSTEIN, 2013).

III. OBJETIVO

O objetivo deste relatório foi aprender o manuseio do microscópio óptico, suas funcionalidades, cuidados, utilizações, estrutura e conceitos, para que o mesmo pudesse ser usado de maneira correta e prática e, também, para os cálculos do LR (Limite de Resolução), em trabalhos e pesquisas.

IV. MATERIAIS E MÉTODOS

I) Materiais

Foram utilizados os seguintes materiais presentes no laboratório:

• Microscópio óptico;

• Lâmina;

• Pedaços de embriões de peixes.

II) Métodos

O primeiro passo para manuseio do microscópio óptico foi liga-lo na tomada de 110 volts, acendeu-se a lâmpada do sistema de iluminação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com