TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MOVIMENTO DE NASCIMENTO CORRECTO

Projeto de pesquisa: MOVIMENTO DE NASCIMENTO CORRECTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir mostra que depois de muitos estudos descritivos sobre o desenvolvimento motor em diversas faixas etárias, principalmente em bebes, Gallahue propôs um modelo que bem descreve o curso do desenvolvimento motor. Conhecido com modelo da ampulheta.

Movimento reflexivo do útero ao 1 ano

Os primeiros movimentos que o feto realiza são reflexos. Movimentos reflexos são aqueles involuntários, formando a base do desenvolvimento motor.

As reações dos bebes a toques, luz, sons, desempenham papel importante na tarefa de aprender mais sobre o próprio e o mundo externo.

Os reflexos primitivos são classificados como resposta de coleta de informação, busca de nutrição e de proteção.

Reflexos posturais são a segunda forma de movimento involuntário, como dar passos ou engatinhar.

MOVIMENTO RUDIMENTAR DO NASCIMENTO AOS 2 ANOS

As primeiras formas de movimentos voluntários são as rudimentares, que são determinadas pela maturação.

Esser movimento envolvem estabilidade, como adquirir controle sobre a cabeça, o pescoço, e os músculos do tronco, as tarefas de manipulação de alcançar, pegar e soltar, e os movimentos de locomoção de arrastar e caminhar.

O estágio de inibição do reflexo começa ao nascimento, quando reflexos dominam o repertório de movimento do bebê, a partir dai os movimentos começam a ser influenciados pelo córtex em desenvolvimento e o abrandamento de determinadas restrições ambientais, fazendo com que vários reflexos sejam inibidos e aos poucos desapareçam.

Já o estágio do pré controle, inicia-se em torno de um ano de idade, quando o bebê começa a ter maior controle e precisão nos movimentos. As crianças começam a aprender a adquirir e manter o equilibrio, a manipular objetos e a locomover-se no ambiente com incrível grau de proficiência e controle.

MOVIMENTO FUNDAMENTAL 2 A 7 ANOS

As habilidades do movimento fundamental são fruto da fase do movimento rudimentar do bebe. As crianças mais novas estão ativamente envolvidas na exploração e experimentação do potencial de movimento de seus corpos. Elas adquirem cada vez maior controle sobre a performance de movimento distintos seriais e contínuos.

As atividades locomotoras, como correr e pular, as manipulativas, como arremessar e pegar, e as estabilizadoras, como caminhar sobre uma barra e equilibrar-se em apenas um pé, são exemplos de movimentos fundamentais que podem ser desenvolvidos durante os primeiros anos de infância.

As habilidades de movimentos fundamentais têm utilidade durante toda a vida.

O estágio inicial em geral encontra-se entre dois a três anos de idade, quando apararecem as primeiras tentativas de movimentos fundamentais. Esse estágio é caracterizado pela ausência de determinadas partes ou por uma sequência inapropriada, pelo uso acentuadamente restrito ou exagerado do corpo po uma má coordenação e fluxo rítmico.

Estágios elementares emergentes envolvem as crianças de três a cinco anos, onde há maior aquisição de controle motor e coordenação rítmica das habilidade do movimento fundamental. Mas ainda são em geral restritos ou exagerados, apesar de melhor coordenados.

O estágio proficiente caracteriza-se por performances mecanicamente eficientes, coordenadas e controladas, são mais maduras nesses três processos, estando nesse estágio crianças entre 5 a 7 anos. No entanto, com oportunidades contínuas de prática,estimulo e instrução, elas melhoram cada vez mais nos quesitos distância, rapidez, quantidade e precisão.

Embora algumas crianças possam alcançar esse estágio, sobretudo por maturação e com um mínimo de influência do ambiente, a maioria requer certa combinação entre oportunidades de pratica, incentivo e instruções em um ambiente que promova o aprendizado. Quando não são oferecidas essas oportunidades, fica extremamente dificil para o individuo alcançar a proficiência nas habilidades de movimentos fundamentais e inibi-se a aplicação e o desenvolvimento posterior na fase do movimento especializado.

MOVIMENTO ESPECIALIZADO 7 AOS 14 ANOS OU MAIS

Durante a fase especializada, o movimento torna-se uma ferramenta aplicada a uma serie de atividades de movimento complexas para a vida diária, recreação e resultados esportivos. Esse é o período em que as habilidades de estabilidade, locomoção e manipulação são progressivamente refinadas para o uso em situações de crescente demanda. Agora os movimentos fundamentais de pular e saltar, por exemplo, já podem ser aplicadas a atividades de pular corda, e realizar danças. É possivel concluir que o domínio das habilidades fundamentais leva a um aprendizado facilitado das habilidades específicas, O desenvolvimento das habilidades do movimento especializado depende de uma serie de fatorores. O tempo de reação e a velocidade do movimento, a coordenação, o tipo de corpo, a altura e o peso, os costumes, a cultura, o emocional são apenas alguns desses fatores.

Durante o estágio de transição o individuo comeca a combinar e a aplicar habilidades especiais em ambientes esportivos e recreativos, isso acontece entre os 7 a 8 anos. As habilidades de movimento de transição contem os mesmos elementos dos movimentos fundamentais, com maior forma, precisão e controle. Agora essas habilidades são aplicadas em situações da vida diária. As crianças ficam ativamente envolvidas na descoberta e combinações de numeros movimentos. Durante esse estágio o objetivo dos pais e professores deve ser ajudar a criança a aumentar o controle motor e a competência nos movimentos.

Estágio de aplicação acontece aproxidamadamente dos 11 aos 13 anosonde ocorrem mudanças interessantes nos desenvolvimentos das habilidades. O estágio de aplicação capacita o individuo a fazer numerosos aprendizados e a tomar decisões conscientes a favor de várias atividades ou contra elas. Essas decisões baseiam-se em grande medida, no modo como ela percebe até que grau os fatores da tarefa dele próprio e do ambiente incrementam ou inibem as chances de diversão e de sucesso. Durante esse estágio começam a buscar ou a evitar a participação em atividades específicas.

O estágio de utilização ao longo da vida começa aos 14 anos e continua por toda a vida adulta. Esse estágio representa o ápice do processo de desenvolvimento motor e é caracterizado pelo uso do repertório de movimento adquirido pelo individuo ao longo da vida. O nível de performance do individuo ao longo da vida varia. Esse estágio deve ser visto como a continuação de um processo de habilidades especializadas que dura a vida inteira.

...

Baixar como  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »