TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manobra De Valsalva

Dissertações: Manobra De Valsalva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 5

SALTOS ORNAMENTAIS

O salto ornamental é uma modalidade esportiva em que o atleta projeta-se no ar e conduz seu corpo a uma queda controlada no espaço para imergir-se na água. Os saltadores executam no ar manobras com mortais e parafusos na exata medida e precisão, como se estivessem sendo guiados por um radar desde a saída do trampolim ou da plataforma até a entrada na água. Neste esporte é necessário ter capacidade como: força, flexibilidade, coordenação, consciência corporal e orientação espacial. Exige ainda audácia, coragem, perseverança, autoconfiança e concentração. O salto ornamental tem origem da Grécia Antiga, onde era praticado por pessoas que moravam a beira mar, a prática da modalidade foi iniciada no norte da Europa, principalmente na Alemanha e na Suécia, onde a ginástica era muito popular. A modalidade estreou nos Jogos Olímpicos de Saint Louis em 1904 somente com provas masculinas, a partir de 1912 iniciou-se a participação feminina nos Jogos de Estocolmo, até a 1ª guerra mundial, os suecos e alemães dominaram as provas de trampolim e plataforma respectivamente. Após a guerra os americanos se destacaram, e a partir dos anos 90 iniciou-se o domínio chinês. Desde a Olimpíada de Seul 1988, o salto ornamental tem sido um dos seis esportes Olímpicos mais concorridos pelo público. No Brasil, a primeira piscina construída com aparelhagem para essa modalidade, foi no Fluminense Football Clube, Rio de Janeiro em 1919, apesar de já existir um trampolim montado sobre o rio Tietê que pertencia ao Clube Espéria em São Paulo.

NORMAS E REGRAS DOS SALTOS ORNAMENTAIS

Nas provas de saltos ornamentais, o objetivo fundamental dos atletas é saltar de uma plataforma ou de um trampolim em direção à água, fazendo acrobacias diversas com o corpo, até mergulhar na piscina. O vencedor é sempre aquele que conseguir obter o maior número de pontos em sua apresentação. As provas podem ser realizadas em dois aparelhos: em trampolim de 3 metros ou em plataforma com estrutura de concreto recoberta com material antiderrapante, podendo ter três alturas diferentes: 5m, 7,5m e 10m, em eventos como Copas do Mundo, Jogos Olímpicos de Verão, Pan-americanos, Campeonatos Mundiais dos Esportes Aquáticos e Grand Prix, os atletas masculinos realizam seis altos em cada fase (preliminar semifinal e final), tanto para provas para os saltos sincronizados de trampolim e plataforma. No feminino, são apenas cinco saltos em cada tipo de prova. O grau de dificuldade dos saltos é estabelecido pela FINA (Federação Internacional de Natação) e definido por um valor numérico. Alguns fatores que servem de parâmetros para definir este grau de dificuldade de um salto são:

• Número e tipos de mortais dados;

• Altura do aparelho de competição;

• Posição que o corpo do atleta assume quando está em vôo;

• Número de parafusos executados.

GRUPO DE SALTOS

SALTOS DE FRENTE

O saltador se encontra na posição inicial de frente para a piscina. Os saltos se projetam para frente.

SALTOS DE COSTA

O saltador se encontra na posição inicial de costas para a piscina. Os saltos se projetam para trás.

SALTOS EM PONTAPÉ À LUA

O saltador se encontra na posição inicial de frente para a piscina. Os saltos se projetam para frente e para trás, como se fossem chutar a lua.

SALTOS EM REVIRADO

O saltador se encontra na posição inicial de costas para a piscina. Os saltos se projetam para dentro, para o aparelho.

SALTOS EM PARAFUSO

O saltador se encontra na posição inicial de frente ou de costas para a piscina (livre escolha do atleta). O objetivo principal é que haja o parafuso (giro).

SALTOS EM EQUILIBRIO – Apenas para plataforma

O saltador se encontra na posição inicial de frente ou de costas para a piscina. O atleta assume uma posição (cabeça para baixo) de parada de mãos na beira da plataforma antes de executar o salto. A saída para o salto deve ser sempre suave, porém com bastante força e impulsão além de controle e balanço, alcançando a maior altura possível (altura propicia exatidão e maior suavidade nos movimentos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com