TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manuvacuometria

Artigo: Manuvacuometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 4

Manovacuometria

-Definição= É a medida das pressões inspiratória (PI máx) e expiratória (PE máx) máximas. A pressão inspiratória máxima (PI máx) é um reflexo da força muscular inspiratória, enquanto que a pressão expiratória máxima (PE máx) é um reflexo da força muscular expiratória. Os músculos responsáveis pela inspiração profunda são o diafragma (motor principal) e os músculos escalenos e ECOMs (acessórios da inspiração). A expiração é um processo passivo do ponto de vista muscular, ocorrendo em função do relaxamento do diafragma e do recolhimento elástico do pulmão. Ou seja, não há trabalho muscular durante a expiração. A PE máx avalia, portanto, a força dos músculos da tosse, e são eles: reto abdominal, transverso do abdômen e os oblíquos interno e externo.

-Medida=> É feita através de um aparelho denominado manovacuômetro. (cmH2o)

A PImáx é medida colocando-se um clipe nasal e conectando o aparelho na boca do paciente. Devemos solicitar ao paciente que realize uma inspiração profunda a partir de uma expiração forçada. Isto é feito para que os músculos inspiratórios sejam alongados e que, portanto possam exercer sua capacidade máxima contrátil (relação tensão-comprimento). Os valores normais oscilam entre -80 e -120 cm H2O. A medida deve ser repetida três vezes e tomamos como referência o maior valor obtido, não sendo permitido uma variação maior que 5-10% entre as medidas. A PI máx tende a reduzir-se com o envelhecimento. Como exemplo de situações patológicas que podem reduzir a PI máx, podemos citar a DPOC, assim também como todas as outras doenças obstrutivas, as doenças neuromusculares, a ventilação mecânica prolongada, os corticóides, o curare, a desnutrição, etc.

A PEmáx é medida colocando-se um clipe nasal e conectando o aparelho na boca do paciente. Devemos solicitar ao paciente que realize uma expiração forçada a partir de uma inspiração profunda. Isto é feito para que os músculos abdominais sejam alongados e que possam exercer sua capacidade máxima contrátil (relação tensão-comprimento). Os valores normais da PE máx oscilam entre 120 e 150 cm H2O. As mesmas condições que afetam a PI máx também podem afetar a PE máx. A PE máx também deve ser feita três vezes, onde tomamos como referência o maior valor obtido.

É necessário que no circuito entre a boca e o manovacuômetro, haja um pequeno pertuito para permitir obtenção de um fluxo inspiratório, ou expiratório mantendo a glote aberta de modo que a pressão medida traduza a pressão intratorácica gerada pela contração da musculatura inspiratória ou expiratória e não, meramente a pressão dentro da cavidade oral

Ventilometria (medição dos volumes pulmonares)

É uma técnica para mensurar os volumes pulmonares, dentre eles os valores de volume corrente,volume minuto e capacidade vital;

É realizada através de um aparelho denominado ventilometro

Indicação :

- pré operatório

-controle da ventilação mecânica

-pacientes neurológicos ou com doenças neuromusculares

-desmame ventilatorio

Volume Corrente (VC)

É o volume

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com