TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Maracujá Sem pólem

Pesquisas Acadêmicas: Maracujá Sem pólem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  9.839 Visualizações

Página 1 de 6

Por que meus pés de maracujá não dão frutos? Há polinizadores no local, como as mamangavas, e a planta tem muitas flores, apesar de aparentemente não produzir pólen.

América Suárez de Oliveira, Campinas, SP

Para que uma flor de maracujá fecunde e se transforme em frutos, precisa haver polinização, processo feito naturalmente por mamangavas ou, artificialmente, pelas mãos do produtor. Caso contrário, as flores murcham e caem. No entanto, como foi verificada a presença de flores e de mamangavas no local, era de se esperar a produção de muitos frutos. Mas se não houve frutificação, é provável que outras abelhas estejam "roubando" pólen. Isso é muito comum nos meses de setembro e outubro na região centro-sul do país, quando as culturas de inverno já foram colhidas e as de verão estão sendo plantadas. Muitos locais ficam apenas com o maracujá florido durante esse período do ano e, por falta de opção de alimentos, as abelhas comuns atacam intensamente as flores do maracujazeiro. Pequenos, esses insetos entram na flor antes de ela se abrir por completo. A espécie irapuá, por sua vez, rói a base da flor e pega o pólen até mesmo na fase de botão. Entre os maracujazeiros e o local de onde as abelhas vêm, plante manjericão, margaridas, gérberas ou amor-agarradinho, distante cerca de 200 a 300 metros do pomar em campo, ou de 50 a 100 metros em chácaras. As abelhas vão parar para se alimentar antes de chegar ao pomar. Árvores e arbustos que tenham flores grandes, vistosas e perfumadas, como cássia, brinco-de-princesa e pata-de-vaca, têm a mesma finalidade, desde que o plantio não seja ao redor do pomar, pois isso serviria como chamariz para as abelhas. Outra possibilidade para não haver frutificação é a de que os pés sejam oriundos de sementes de um único maracujá, o que torna impraticável a produção de frutos, porque essa planta não se autofecunda.

CONSULTORA: LAURA MARIA MOLINA MELETTI, pesquisadora do IAC-Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, lmmm@iac.sp.gov.br , tel. (19) 3242-4246

Dicas para começar e melhorar sua produção

Com as próprias mãos

Como é feita a polinização manual em pés de frutas como o maracujazeiro?

Lidiane Aparecida Ramos

Frecheirinhas, CE

R: A polinização é parte do processo de reprodução das plantas. Por meio dela, os grãos de pólen (gametas masculinos) são transferidos para as estruturas femininas da flor, quando então ocorre uma espécie de comunicação entre as plantas. Por meio desse mecanismo de "troca de informações", o pólen consegue alcançar e fecundar o gameta feminino. Aparecem, assim, os descendentes na forma de frutos e sementes.

Há vários agentes que promovem a polinização. Entre os mais comuns estão o vento (polinização anemófila) e os insetos (polinização entomófila). O processo também pode ser feito pela água (polinização hidrófila), pelos animais (polinização zoófila) e ainda pelo homem, quando ele transfere o pólen com as próprias mãos. Independentemente do agente polinizador, há espécies de plantas que se autopolinizam, gerando descendentes muito parecidos entre si, enquanto outras só se multiplicam após cruzamento com indivíduos diferentes.

As correntes de ar promovem a dispersão de pólen de plantas que possuem estruturas florais simples, como as gramíneas, que têm inflorescências leves e plumosas. Essas plantas são, em geral, pouco atrativas, com flores pequenas e sem cores, ao contrário daquelas que são coloridas e cheirosas para chamar a atenção de animais. Há também plantas com estruturas florais morfologicamente adaptadas ao formato do polinizador, como as orquídeas, que permitem acesso mais fácil aos gametas femininos.

Quando envolve insetos , como abelhas, moscas, besouros, borboletas e mariposas, ou aves, como beija-flores, são os animais que fazem o transporte do pólen de uma flor para outra, enquanto estão em busca do valor nutritivo do néctar e do pólen.

A abelha europeia (Apis mellifera) é capaz de polinizar plantas tão diversas quanto abacateiros, macieiras, laranjeiras, girassol e melancia, entre outras. Por outro lado, existem plantas que dependem de polinizadores especializados. O cacaueiro, por exemplo, precisa das mosquinhas do gênero Forcipomyia, e a figueira, da vespinha do gênero Blastophaga.

Na falta dos meios naturais de polinização, a saída é o próprio produtor realizar o procedimento. A transferência dos grãos de pólen para a parte feminina da flor pode ser feita com o auxílio dos dedos das mãos ou com o uso de instrumentos específicos, como hastes flexíveis de algodão, pinças ou dedeiras de flanela.

O maracujazeiro é uma das plantas que necessitam da polinização. Por ter o pólen pegajoso e pesado, as flores da fruteira não podem ser polinizadas pelo vento, apenas por insetos, aves ou pelo homem. Algumas espécies selvagens são polinizadas por beija-flores e morcegos, mas as abelhas mamangavas (Xylocopa sp.), devido ao tamanho e comportamento na coleta de néctar e pólen, são as mais eficientes nos pomares comerciais de maracujá.

Nos locais onde as abelhas roubam todo o pólen, pode-se usar "culturas-armadilhas" fora do pomar. É comum plantar-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com