TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membros Superiores

Ensaios: Membros Superiores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 3

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR

voltar

A ulna é o osso mais longo do antebraço. Este se articula, também, com o rádio. Ambos se ligam aos ossos do punho (ossos do carpo).

A mão de divide em carpo, metacarpo e falange. Os ossos do carpo são oito, e estão distribuídos em duas fileiras. Na fileira proximal, temos os ossos escafóide, semilunar, piramidal e pisiforme. Na distal, os ossos trapézio, trapezóide, capitato e hamato.

Em seguida aos ossos do carpo, seguem os metacarpos. Nestes, temos cinco ossos longos, numerados de I a V a partir do polegar: estes constituem os dedos da mão. A cabeça destes ossos, extremidade distal, se articula com suas respectivas falanges.

Cada mão apresenta 14 falanges, sendo que no polegar estas são duas: proximal (primeira falange) e distal (segunda falange). Do segundo ao quarto dedo há três falanges em cada: proximal, média (segunda falange) e distal.

As falanges proximais são mais longas que as distais, sendo que as do polegar são mais curtas e largas que as dos outros dedos.

OSSOS DO MEMBRO SUPERIOR

Úmero – Vista Anterior e Posterior Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

É o osso lateral do antebraço. É o mais curto dos dois ossos do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e a ulna e distalmente com os ossos do carpo e a ulna. Apresenta duas epífises e uma diáfise.

Epífise Proximal

Cabeça - É cilíndrica e articula-se com o capítulo do úmero

Cavidade Glenóide - Articula-se com o capítulo (úmero) Colo do Rádio - Porção arredondada, lisa e estrangulada localizada abaixo da cabeça

Tuberosidade Radial - Eminência localizada medialmente, na qual o tendão do bíceps se insere

Epífise Distal

Incisura Ulnar - Face articular para a ulna Incisura Cárpica - É côncava, lisa e articula-se com o osso escafóide e semilunar Processo Estilóide - Projeção cônica

Diáfise Apresenta três bordas e três faces.

Bordas

Borda Interóssea Borda Anterior Borda Dorsal

Faces

Face Anterior Face Dorsal Face Lateral

O rádio articula-se com quatro ossos: o úmero, a ulna, o escafóide e o semilunar.

Ilustrações Rádio – Vista Anterior, Posterior e Medial

Fonte: SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

É o osso medial do antebraço. Articula-se proximalmente com o úmero e o rádio e distalmente apenas com o rádio. É um osso longo que apresenta duas epífises e uma diáfise.

Epífise Proximal

Olécrano - Eminência grande que forma a ponta do cotovelo Incisura Troclear - Grande depressão formada pelo olécrano e o processo coronóide e serve para articulação com a tróclea do úmero

Processo Coronóide - Projeta-se da parte anterior e proximal do corpo da ulna Incisura Radial - Articula-se com a cabeça do rádio

Tuberosidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com