TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorando

Dissertações: Memorando. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  887 Palavras (4 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 2 – Leia os textos e faça o que se pede:

I - As burocracias são formadas por funcionários. Como fruto de sua participação, os funcionários obtêm os meios para sua subsistência.

II - A burocracia ou organização burocrática também possibilita o exercício da autoridade à obtenção da obediência com precisão, continuidade, disciplina, rigor e confiança.

Considerando os dois fragmentos de texto acima, identifique e comente sobre as duas principais premissas da Administração Burocrática e seu papel para o Estado.

R.: Muito do que falamos hoje de hierarquia e autoridade é proveniente da Teoria da Burocracia, elaborada pelo sociólogo alemão Max Weber, com o tamanho e a complexidade crescentes das organizações (que não mais eram somente fábricas), era necessária a elaboração de um modelo de organização extremamente racional, caracterizada por cargos formalmente bem definidos, com hierarquia, autoridade e responsabilidades claras e delimitadas.

O sentido pejorativo de “burocracia” ao qual estamos acostumados referem -se às disfunções da concepção original.

Um dos intuitos da instauração do sistema burocrático na administração brasileira é o combate da corrupção e do nepotismo inerentes ao modelo anterior. Há, dessa forma, o foco em controles e em procedimentos racionais, salientando-se a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional, a profissionalização do servidor e a noção de uma carreira pública, bem como a preocupação em ampliar o acesso ao Estado e organizar a composição política com novos e emergentes atores sociais

Principais características do modelo de administração Burocrático:

impessoalidade e racionalidade na administração pública;

Especialização da administração pública e decorrente profissionalização dos funcionários;

Meritocracia(observação de critérios racionais de competência técnica para contratação e promoção pessoal);

Padronização de rotinas e de procedimentos (falta de Flexibilidade);

Divisão do trabalho é racional;

Estado é centralizador e a hierarquia e baseada na autoridade;

foco nas rotinas e no controle dos meios, e não no cliente (cidadão)

Questão 3 – (...) a gestão pública no Brasil nunca chegou a ter um modelo de burocracia consolidado. Constata-se a existência de um padrão híbrido de burocracia patrimonial com presença dos elementos como clientelismo, corporativismo e corrupção. Comente o fragmento de texto, caracterizando de forma sucinta as diferenças existentes entre os modelos de gestão aqui (no texto) considerados.

R.: O modelo de gestão patrimonialista é marcado pela ausência de divisão entre propriedade pública e propriedade privada, o Nepotismo, corrupção, troca de favores também são identificados no seio deste tipo de administração, já na administração Burocrática em seu sentindo puro e original, busca-se um certo distanciamento nas relações entre o que é público e o que é privado, buscando uma maior eficiência através da padronização de rotinas e na hierarquia bem definida com base na meritocracia.

Questão 4 – (...) Reduzir o tamanho do Estado e modernizar a administração pública tornaram-se pontos importantes de uma nova agenda política. Ao contrário das experiências anteriores, essa modernização se inspirou fortemente nos modelos de gestão privada, considerados superiores e mais eficazes. Comente sobre o fragmento de texto e identifique qual modelo de gestão emerge nesse novo contexto e suas características.

R.: A Nova Gestão Pública (NGP) é um movimento surgido no final de década de 1970 e início da década de 1980, em países capitalistas desenvolvidos, como reflexo da necessidade de mudança do modelo de atuação do Estado, colocado cada vez mais em xeque desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com