TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Menigite

Artigos Científicos: Menigite. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.867 Palavras (8 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 8

1.INTRODUÇÃO

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causado por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos.

As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.

A meningite é considerada uma doença endêmica, deste modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.

O bom prognostica da doença está baseado em dinástico e tratamento precoces e, portanto, o conhecimento da doença, da etiologia e de técnicas desenvolvidas de análise é decisivo. Medidas como uso de vacinas e profilaxia são importantes ferramentas no controle desta doença e suas sequelas.

2.MENINGITE

Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas coletivamente como meninges: Pia-Máter: mais interna; Dura Máter: mais estrema.

A infecção pode atingir por contigüidade, estruturas do SNC, constituindo meningomielite, meningoencefalite(infecção das meniniges e do parênquima cerebral) ou meningo-mieloencefalite na terminologia médica tais situações são referidas como MENINGITE. O líquido cefalorraquidiano, circulando no espaço subaracnóide, é o melhor elemento para a pesquisa diagnóstica de meningite.

A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros micro-organismos e, menos comumente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central; por isso essa condição é classificada como uma emergência médica.

As bactérias GramNegativas: meningococo, hemófilo, E.coli, Salmonella, Pseudomonas; GramPositivas: Pneumococo, Streptococo, Estafilococo, Listeria;Micobactérias, Espiroquetas (Leptospira, Treponema).

Os vírus Enterovírus(echo, coxsackiee poliovírus), arbovírus, vírus da caxumba, herpes (simplex, tipo 6, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, variscela-zoster), sarampo, rubéola, parvovírus, rotavírus, varíola, VIH-1 (vírus da imunodeficiência-1) e alguns vírus que acometem o trato respiratório.

Fungos: Criptococo, Candida, Histoplasma.

3.INCIDENCIA

Em 2011, surtos isolados de meningite, principalmente no Nordeste, deram a entender que a doença estaria ganhando força no país. A impressão de que a doença está se espalhando, porém, não condiz com a realidade.

No ano passado, o Ministério da Saúde incluiu duas novas vacinas contra formas bacterianas da doença no calendário básico de vacinação e conseguiu reduzir tanto o número de casos quanto o de mortes.

Até novembro deste ano, foram registrados 15.065 casos, frente a 20.498 em 2010. As vacinas que protegem contra a infecção bacteriana têm ajudado a reduzir o número de casos e mortes no país

4SINTOMAS

Os principais sinais e sintomas são:

• Dor de cabeça é o principal sintoma de meningite(geralmente não cede com analgésico comum), associada com rigidez do pescoço.

• Febre/Vômitos

• Fotofobia.

• Phonophobia-irritabilidade de tolerar ruídos altos.

• Irritabilidade, convulsões, delírio.

A síndrome de Waterhouse-Friederichsen, uma infecção de evolução rápida e avassaladora causada pela Neisseriameningitidis, produz diarreia grave, vômito, convulsões, hemorragias internas, hipotensão arterial, choque e, frequentemente, a morte.

Síndrome do comprometimento meníngeo, os chamados sinais meníngeos decorrem da compressão do exsudato purulento sobre a emergência dos nervos raquidianos.Resultam em sinais clássicos, incluindo rigidez nuca; sinal de Brudzinski-limitação, pela dor, da flexão do pescoço, acompanhada secundariamente de flexão dos joelhos; Sinal de Kernig; Sinal do Tripé; Sinal de Lasegue.

Esses sinais podem estar ausentes ou apenas esboçados.

4.1MENINGITES BACTERIANAS

Bactérias mais frequentes (90%dos casos): Streptococcuspneumoniae, Neisseriameningitidise Haemophilusinfluenzae. A prevalência de cada bactéria está correlacionada com: idade do paciente, foco séptico inicial, estado imunitário prévio, situação epidemiológica local. As vias de penetração dos agentes que potencialmente causam as meningites ocorrem:

1. Por disseminação hematogênica

2. Por implantação direta (traumas abertos, neurocirurgias, e punções liquóricas)

3. Por extensão local (por contigüidade dos seios da face-mastoidites e otites média) e por via retrógrada do sistema nervoso periférico (raiva e herpes).

Meningite Bacteriana a habilidade dessas bactérias em atingir o espaço subaracnóideo e as meninges decorre de muitos fatores de virulênciaque as permite burlar o sistema de defesa Exemplos: Meningococos, possuem pili(adesinas) que permitem aderir a mucosa. Pneumococos secretam proteases que fazem a clivagem das IgAssecretórias na superfície da mucosa .

Após ultrapassar a barreira hematolíquorica,as bactérias podem colonizar com maior facilidade porque no SNC, o sistema humoral de defesa é deficiente. Componentes da estrutura bacteriana induzem a produção e secreção local de citocinas(IL-1, TNF e IL-6) que medeiam o processo inflamatório.

O processo inflamatório das meninges facilita a produção de edema cerebral.

4.2 MENINGITES VIRAIS

Os vírus que com maior frequência causam meningite são os vírus do gênero Enteroviridaeincluindo os vírus Echo, Coxsackie, poliovírus e enterovírus de 68 ao 71que respondem por mais de três quartos dos casos; outros vírus podem causar meningite como os arbovírus, HSV 1 e 2, HIV (em fase aguda), caxumba e vírus da coriomeningite linfocitária.

Quando uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com