TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meutrabalho

Tese: Meutrabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  Tese  •  2.582 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11

1. CAPITULO

1.Por que os problemas econômicos fundamentais(o que, quanto, como e para quem produzir) originam se da escassez de recursos de produção?

R:Porque caso não houvesse escassez de recursos não teria razão para pensar em que, quanto, como e para quem produzir já que todas as pessoas do planeta teriam acesso a todos os recursos disponíveis dado que os recursos seriam ilimitados e por isso todos os produtos poderiam ser produzidos em unidades ilimitadas.

Um detalhe importante é que se não há escassez de recursos os produtos não teriam valor monetário algum pois a curva de oferta seria ilimitada e por isso a demanda cruzaria com ela quando o preço fosse zero.

2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?

R:Curva de possibilidades de produção

A curva nos mostra a capacidade máxima de produção de uma sociedade, utilizando o pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Isso deixa claro como a escassez de um determinado recurso impõe um limite na capacidade máxima de produção da sociedade, no qual terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção: O que e quanto produzir; como produzir; pra quem produzir.

3. Explique a razão do formato de curva de possibilidades de produção.Ilustre graficamente.

R:A curva representa todas as possibilidades de produção que podem ser atingidas com os recursos e tecnologias existentes numa empresa.

Devido a limitação de recursos, a produção total, de uma empresa, por exemplo, tem um limite máximo, uma produção potencial, que é representada por um ponto sobre a curva.

Quando um ponto está dentro da curva a economia está operando com capacidade ociosa ou desemprego de recursos (fatores de produção subutilizados). Quando o ponto está fora da curva há uma situação impossível de utilização de mais recursos do que os disponíveis. Esse ponto somente será atingido com um aumento na CPP, que representará um acréscimo de fatores de produção, representando o desenvolvimento de uma sociedade.

4.Analisando se uma economia de mercado , observa se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda.Explique como esse sistema funciona.

R:Ao analisar uma economia de mercado, percebemos que o fluxo de mercadorias e serviços entre as firmas (unidades produtivas) e as famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos sobre as firmas) tem por contrapartida um fluxo monetário, dos pagamentos dos serviços (comissões e salários) e dos bens (preço pago pelos produtos) e a remuneração dos fatores de produção (lucros das firmas distribuídos às famílias que detém sua propriedade acionária). Este fluxo de bens e serviços e de pagamentos é que determina quais os produtos devem ser produzidos, em que quantidade, de que forma e para quem

5. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.

R:Bens de Capital (ou Produção)

São os bens que servem para a produção do outros bens, tais como máquinas, equipamentos, material de transporte e construção.

Bens de consumo são todos os ítens destinados a satisfazer as necessidades humanas.

Exemplificando, são bens de consumo alimentos, roupas, cadeiras, televisões etc. Não são bens de consumo maquinários destinados a auxiliar na produção de outros bens.

Podemos dividir os bens de consumo por tipo: Bens Duráveis, Bens Não Duráveis e Serviços.

Bens Intermediários

São aqueles bens que são absorvidos na produção de outros, como o açucar nas balas, os componentes na televisão, etc.

6. Qual a importância da matemática e da estatística para estudos econômicos?Exemplifique

R:Com a utilização da matemática é que se pode dar base aos estudos estatísticos, pois, os estudos paramétricos e não-paramétricos têm como pressupostos básicos e essenciais à matemática (probabilidade) e a aritmética, pois, sem ambas, não há condições de existência da estatística e, em particular, da econometria. A teoria econômica tem um amplo campo de aplicação das teorias matemáticas em geral, não para se decidir como uma verdade nua e crua, mas, para dar suportes ao fazedor de políticas econômicas e sociais em suas decisões. É bem verdade que alguns economistas matemáticos tem utilizado o quantitativismo como verdades absolutas, todavia, deve-se deixar claro que os números demonstram apenas uma radiografia da realidade, porém, o poder de decisão deve ser uma questão política dos decisores.

2. CAPITULO

1. Em que consistia a riqueza para os mercantilista e para físiocratas?

R:Os Mercantilistas acreditavam que para um pais ser rico ele deveria exportar o maximo que pudesse e impor barreiras para importações, pois nesta epoca as transações entre paises eram feitas com pagamento em ouro e para os mercantilistas um pais só seria rico se tivesse mais ouro em seu poder do que os outros paises.

Os fisiocratas acreditavam que o unico meio de gerar riqueza em um pais era através da agricultura, segundo esta escola de pensamento as outras atividades nao agregavam valor, apenas transformavam uma mercadoria (materia-prima) em outra (bens finais) enquanto que a agricultura gerava novos produtos sem necessitar de materia prima.

2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?

R:Adam Smith - Que defendia a desregulação. O estado deveria ser restrito a tres funções principais, quais sejam:

1 - Defesa da Nação.

2 - Garantir Justiça e Segurança.

3 - Desenvolver certas obras sociais necessárias que a iniciativa privada não pudesse desenvolver.

Principais Idéias: Trabalho humano como principal causa da riqueza das nações, livre iniciativa do mercado (laissez faire), especialização do trabalho como instrumento de aumento da produtividade, Teoria do bem estar econômico, segundo a qual o mercado operando livremente sem a intervenção do estado, se ajustaria automaticamente como que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com