TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Micoplasmas (Molicutes)

Resenha: Micoplasmas (Molicutes). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  Resenha  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 2

Micoplasmas (Molicutes)

Atualmente, estes microrganismos são chamados genericamente de molicutes e o termo micoplasma corresponde a um dos quatorze gêneros com o maior número de espécies. Micoplasmas são bactérias da classe dos Molicutes, filogenicamente são originárias das bactérias Gram positivas.

São microrganismos (bactérias) isentas de parede celular. Pelo menos 15 das 150 dessas espécies existentes são humanas. Dessas, quatro têm importância primária: Mycoplasma pneumoniae (pneumonia), Mycoplasma hominis (febre puerperal), Ureaplasma urealyticum (infecção de uretra não-gonocóccica) e o Mycoplasma genitalium (infecções da genitália feminina e outras infecções).

Os micoplasmas são os menores microorganismos que conseguem viver livre na natureza e replicar-se em meios de cultura laboratoriais. Suas características são:

1. são altamente pleomórficos, pois não possuem parede celular rígida, sendo limitados por uma unidade de membrana de três camadas;

2. são completamente resistentes a penicilina, mas são inibidos pela tetraciclina e pela eritromicina;

3. podem reproduzir-se em meios isentos de células;

4. o crescimento é inibido por Ac específico;

5. apresentam afinidade por membranas celulares de mamíferos.

Morfologia

Apresentam diferentes morfologias, de acordo com o método utilizado para estudo (p. ex. campo escuro, imunofluorescência, esfregaços de meios de culturas corados pelo Giemsa, fixação em agar), pois não podem ser estudados pelos métodos bacteriológicos habituais visto que não possuem parede celular rígida. Em meios líquidos possuem varias morfologias (anéis, corpúsculos bacilares e espiralados, filamentos e grânulos); em meios sólidos, consistem principalmente de massas protoplasmáticas plásticas de forma indefinida.

Infecções de seres humanos

Micoplasmas fazem parte da microbiota normal da boca em seres humanos, saliva normal, mucosa oral ou tecido amigdaliano. Portanto, podem ser isolados da cavidade oral de muitos adultos sadios. Alguns micoplasmas são habitantes do trato geniturinário principalmente em mulheres. Taxas aumentadas podem ser encontradas em homens e mulheres em clinicas para DST. O U. urealyticum é encontrado cerca de 20% em homens e até 80% em mulheres.

Exames laboratoriais

Amostras: swab de garganta, escarros, exsudatos inflamatórios e secreções respiratórias, uretrais ou genitais.

Culturas e sorologia.

Tratamento

A maioria dos micoplasmas é resistente a penicilina, cefalosporinas e vancomicina. As tetraciclinas são eficazes tanto in vitro quanto in vivo, e constituem os fármacos de escolha na pneumonia por micoplasma. Alguns ureaplasmas são resistentes a tetraciclina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com