TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microbilogia

Tese: Microbilogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  Tese  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Na primeira aula de microbiologia realizada, em laboratório, diversos materiais foram apresentados juntos com suas funções. Instruídos sobre a maneira correta de manuseio dos instrumentos de inoculação, evitando assim uma maior contaminação pela amostra analisada.

Familiarizamo-nos com os diversos materiais contidos dentro do laboratório desde as pipetas volumétricas a cabine de fluxo laminar juntamente com os conhecimentos das normas de segurança facilitam o trabalho a ser realizado, evitando assim acidentes desnecessários.

As normas de segurança envolvem o uso das EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) como o jaleco e sapatos fechados, o uso de calças compridas, tocas, luvas descartáveis, óculos de proteção e máscaras para evitar a contaminação dos meios de cultura.

OBJETIVO

Este primeiro contato tem como objetivo principal a familiarização com os materiais do laboratório de microbiologia juntamente com suas funções para um bom desempenho nas realizações dos experimentos. O cumprimento das normas de segurança para que não ocorra nenhum risco de contaminação por alguma bactéria, mesmo as não patológicas, e a ocorrência de algum ferimento com um dos instrumentos de vidro ou com o bico de bunsen. Além do entendimento básico da limpeza das bancadas e dos instrumentos sempre tendo em mente os conceitos sobre desinfecção, esterilização e assepsia.

PROCEDIMENTOS

Durante a aula foram apresentados alguns procedimentos de limpeza e higienização da área de trabalho, tais como a assepsia e esterilização de materiais e equipamentos.

Desinfecção da bancada: Antes da realização de um determinado trabalho de microbiologia, a bancada deve ser limpa com uma solução detergente. Em seguida, com o auxilio de um algodão ou gaze, deve ser aspergido solução alcoólica a 70%.

Desinfecção de vidrarias e materiais: Devem ser mergulhadas em solução alcoólica. Deste modo ficam aptas a serem utilizadas a qualquer momento, eliminando a presença de microorganismos em suas superfícies.

Desinfecção da capela de Fluxo Laminar: Borrifar solução alcoólica a 70% em toda a superfície com a ajuda de um algodão ou gaze fazer a assepsia. Em seguida, ligar pelo período de 10 minutos lâmpada ultravioleta, que possui ação germicida.

Esterilização de materiais pelo fogo: Flambar com o auxilio do bico de bunsen, a alça de platina até a incandescência, repetir o procedimento na boca do recipiente sempre que for iniciar uma inoculação, para que uma corrente de ar quente seja formada de dentro para fora Introduzir o mais rápido possível a alça ou pipeta sem tocar nas paredes do recipiente. Ao terminar a inoculação, flambar a boca do recipiente e ajustar a tampa, conservando o material ao abrigo da poeira e umidade.

Esterilização de materiais em autoclave: ligar o aparelho à rede elétrica. Após a colocação do material dentro da autoclave, a tampa é fechada e a torneira de remoção de ar ou vapor é deixada aberta para remover todo o ar. Quando todo o ar for removido, deixe que um fluxo de vapor fluente persista por cerca de 5 minutos, antes de fechar a torneira. A partir de então a pressão internamente irá aumentar e chegar à pressão de esterilização usada, que é de 15 lb/pol2, ou 1atm, ou 1 kgf/cm2, correspondendo a uma temperatura de 1210C. O tempo de exposição do material no interior deste equipamento irá depender do volume de líquido a ser esterilizado. Para pequenos volumes, até 3 litros, podem ser esterilizados durante 20 a 30 minutos a uma pressão de 15 lb/pol2. Com relação a maiores volumes, será necessária, uma exposição mais prolongada. Quando a temperatura requerida para a esterilização é alcançada, deve-se começar a contar o tempo, usando um relógio de laboratório (com alarme). Decorrido o tempo desliga-se o aparelho da corrente elétrica e mantém-se a autoclave e a torneira de ar e vapor fechados, até o manômetro voltar ao ponto zero, pois quando a pressão da autoclave é aliviada rapidamente, os líquidos dentro dos tubos e frascos fervem violentamente, fazendo com que os tampões sejam arremessados para fora dos mesmos. Concluída a esterilização, abre-se a torneira de vapor; em seguida a tampa da autoclave é levantada.

O procedimento deve ser realizado com vidrarias antes e após seu uso. O mesmo deve ser feito aos meios de cultura após seu preparo, evitando assim, que haja o crescimento de colônias que não sejam apenas aquelas presentes na amostra em análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com