TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microorgnismos De Aguadoce

Casos: Microorgnismos De Aguadoce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  4.104 Palavras (17 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 17

MICROORGANISMOS DA ÁGUA

Os microorganismos, também chamados de germes ou micróbios, são um grupo extremamente variado de seres vivos que não podem ser vistos a olho nu como vírus, bactérias, protozoários e muitas algas e fungos microscópicos.

Embora sejam muito pequenos, os microorganismos são de extrema importância para a vida no planeta, assim como têm um grande impacto sobre as atividades humanas. Em geral os associamos somente às doenças que eles causam nas plantas e nos animais, incluindo os homens, porém, não diminuindo a sua importância, os microorganismos patogênicos são uma minoria.

Os microorganismos são o objeto de estudo da microbiologia, ciência com poucos séculos de existência, que pode ser entendida em dois aspectos principais: como ciência biológica básica, fornecendo ferramentas para o entendimento dos processos biológicos, e como ciência biológica aplicada, lidando com questões práticas da medicina, agricultura, veterinária e indústria.

Os microorganismos são formados por grupos distintos de seres, vamos conhecer algumas características destes fascinantes organismos:

Bactérias - organismos unicelulares, ou seja, formados por uma única célula são denominados procariontes (em grego, pré-núcleo), uma vez que o seu material genético não está envolvido por membrana nuclear e reproduzem-se assexuadamente. O seu diâmetro geralmente varia de 0,2 a 1,5 μm (micro metros ou 0,000001 metro) e o comprimento de 1 a 6 μm. As bactérias apresentam algumas formas principais: de bastão (chamados de bacilos), esférica ou arredondada (cocos) e curvada ou em forma de saca-rolha (espirilos). Às vezes podem formar grupos de células, servindo para caracterizar o gênero a que pertencem. As bactérias podem ser encontradas em todos os ambientes e são responsáveis pela decomposição de matéria orgânica, espontaneamente na natureza, assim como na compostagem ausam uma série de doenças nos mais diversos organismos, assim como também podem com eles criar relações muito íntimas e vantajosas.

Protozoários - os protozoários, seres cujo tamanho pode variar entre 2 e 1000 μm, são organismos exclusivamente unicelulares, ou seja, formados por uma única estrutura celular, sendo a maioria heterotrófica. Portanto, não consegue converter (sintetizar) matéria orgânica a partir da inorgânica, necessitando absorver os nutrientes do meio externo.

São organismos com ampla dispersão em ambientes úmidos e aquáticos, com espécies de vida livre e outras parasitárias de invertebrados e vertebrados.

Podem causar doenças, por exemplo: Tricomonas vaginales, parasita da vagina das mulheres; e a doença de Chagas, transmitida pelas fezes do inseto chamado barbeiro ou chupança (Triatoma infestans), defecando nas proximidades do local onde picou o hospedeiro, permitindo que o agente etiológico (protozoário da espécie Tripanosoma cruzi) penetre na corrente sanguínea através do orifício causado pela picada.

Outras espécies são simbiontes, como é o caso do gênero Trichonympha que sobrevive no trato digestório (intestino) de cupins, auxiliando na digestão da celulose.

Esses animais, anteriormente agrupados no Filo Protozoa, após a reorganização taxonômica das espécies, foram incluídos no Reino Protista. Esse agrupamento determinou quatro Filos para esse Reino, tendo como ênfase a mobilidade dos organismos conforme a atuação do mecanismo locomotor e seus anexos.

Algas - organismos eucariontes fotossintetizantes com parede celular composta de celulose, amplamente diversificados, possuem reprodução sexuada ou assexuada, são encontradas na água doce, no mar e no solo. Na microbiologia o interesse recai sobre as algas normalmente unicelulares que tem papel fundamental no equilíbrio da natureza, já que são organismos autótrofos extremamente abundantes e são responsáveis por 30% a 50% do oxigênio produzido no planeta. Assim, são importantes seres na luta a favor da amenização do problema do aquecimento.

Fungos - grupo de organismos eucariontes, de reprodução sexuada e assexuada, heterotróficos, que produzem o seu próprio alimento, e que possuem parede celular de quitina, um polissacarídeo. Muito embora ao grupo pertençam os cogumelos e as orelhas-de-pau, grandes e visíveis, há também os fungos unicelulares (as leveduras, usadas, por exemplo, na fabricação de cervejas) que são maiores que bactérias e outros multicelulares (os bolores) que formam uma massa visível, aquelas ramificações semelhantes ao algodão que podemos observar em alimentos em decomposição. A decomposição é uma das principais funções deste grupo, pois juntamente com as bactérias, devolvem a matéria orgânica e uma série de minerais à natureza, porém muitos são prejudiciais à saúde e principalmente à agricultura. Tecnologicamente, o homem se utiliza destes microorganismos há séculos para a produção de alimentos e mais recentemente para a produção de medicamentos.

Vírus - São completamente distintos dos outros microorganismos por não passar de material genético recoberto por uma capa protéica e um envoltório, necessitando de uma célula hospedeira para se reproduzir, por isso não podem ser considerados células propriamente ditas, e seu sistema de reprodução é completamente dependente de outro organismo. São extremamente pequenos - as bactérias são dez mil vezes maiores e podem ser infectadas por eles. São causadores de inúmeras doenças em todos organismos vivos conhecidos, causando prejuízos incalculáveis. Mas, com os avanços do conhecimento científico e de técnicas de engenharia genética, atualmente estes inimigos estão sendo empregados em controle de pragas e na produção de trangênicos.

Os microorganismos e o meio ambiente

Os microorganismos, mais especificamente sua relação com outros seres vivos, já foram apresentados nos tópicos anteriores. Vamos agora aprofundar um pouco mais as interrelações entre os micróbios e o meio ambiente.

NOSSO PLANETA quando se originou era muito diferente do que ele é hoje: não havia oxigênio livre, a superfície do planeta era fortemente bombardeada por raios ultravioleta, o magma era constantemente lançado à frágil superfície da terra formando verdadeiras crostas de metais endurecidos, principalmente ferro. E mesmo nestas condições inóspitas, surgiu a vida. Originariamente pequenos microorganismos bastante distintos do que os que existem hoje. O único tipo de microorganismo que ainda existe e pode ter vivido naquela época é encontrado em fontes termais no fundo dos oceanos. Eles utilizam como fonte de energia principalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com