TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimento Bordejantes Da ATM

Artigos Científicos: Movimento Bordejantes Da ATM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  2.291 Visualizações

Página 1 de 6

MOVIMENTO DE ABERTURA

Músculos:

• Pterigoideo lateral inferior

• Supra-hioideos e infra-hioideos

• Digástricos: Quando há contração do digástrico direito e esquerdo, a mandíbula é abaixada e puxada para baixo. (Para engolir os digástricos tem papel importantíssimo)

Ligamentos: Ligamento discais, seguram o disco para que assim se movimente junto com o côndilo. O esfeno-mandibular é o ligamento controlador dos movimentos da mandibular. Ligamento obliquo do tempôro-mandibular impede a queda excessiva do côndilo, limitando a abertura da boca. A parte interna horizontal do ligamento temporo mandibular limita o movimento posterior do côndilo e do disco, protegendo os tecidos retrodiscais. O ligamento estilomandibular fica relaxado quando a mandíbula é aberta.

Tipo de movimento na fossa (disco): Para a abertura da boca, o primeiro movimento do disco é a rotação, em torno do seu eixo, para “pequenas aberturas”, se a abertura bucal for além, o disco fará o movimento de translação, isso é, movimenta-se anteriormente sobre a superfície articular até q a cabeça da mandíbula esteja situada abaixo do tubérculo articular.

MOVIMENTO DE FECHAMENTO

Músculos:

• Masseter: Origem no arco zigomático e é formado por 2 porções: porção superficial (fibras que dirigem para baixo e para trás) e porção interna (vibras que dirigem verticalmente), inserção na região de 2º molar até o ângulo. Quando o masseter se contrai a mandíbula se eleva e os dentes entram em contato.

• Temporal: Origem na fossa temporal e insere-se no processo coronóide. É dividido em 3 áreas diferentes: Anterior, média e posterior. Quando todo temporal se contrai a mandíbula eleva-se e os dentes entram em contato.

• Pterigoídeo médio (interno): Origina-se na fossa pterigoidea e insere-se na superfície interna do ângulo. Serve como um suspensório muscular (como o masseter) para sustentar a mandíbula na altura do côndilo.

• Pterigoideo lateral superior: é muito atuante quando há força de resistência que envolvem fechamento como na mastigação.

Ligamentos: Ligamento discais, seguram o disco para que assim se movimente junto com o côndilo. Ligamentos relaxam para o fechamento da boca.

Tipo de movimento na fossa (disco): O movimento de fechamento é o oposto da abertura. Primeiro há a translação do disco e depois a rotação, colocando-o no movimento inicial.

MOVIMENTO DE LATERALIDADE

Músculos:

• Temporal: do mesmo lado.

• Pterigoideo lateral inferior (do lado oposto): A contração unilateral cria um movimento mediotrusivo daquele côndilo e causa um movimento lateral da mandíbula no lado oposto.

Ligamentos: Limitam o movimento do disco e da mandíbula.

Tipo de movimento na fossa (disco): A cabeça da mandíbula contralateral gira (em torno de um eixo) na superfície inferior do disco articular, permitindo mastigação látero-lateral simples ou movimentos de rangido, por exemplo.

MOVIMENTO DE PROTRUSÃO

Músculos:

• Masseter: A porção superficial do masseter auxilia na protrusão. Quando a mandíbula protrui e a força de mastigação é aplicada, as fibras da porção interna estabilizam o côndilo contra a eminência articular.

• Pterigóideo médio (interno): Além de elevar a mandíbula, atua também para protusão.

• Pterigóideo lateral inferior: Origina-se na superfície externa da placa lateral pterigoidea, quando se contrai a mandíbula se protui.

Ligamentos: Estilomandibular limita os movimentos protrusivos da mandíbula, se torna hígido.

Tipo de movimento na fossa (disco): Na protrusão e retrusão a cabeça e o disco articular deslizam anterior e posteriormente sobre a superfície articular do osso temporal, com ambos os lados movendo juntos.

MOVIMENTO DE RETRUSÃO

Músculos:

• Temporal: Quando a parte média do temporal se contrai a mandíbula eleva-se e retrui (somente o feixe posterior).

• Masseter: Feixe superficial: eleva a mandíbula e desloca ligeiramente para frente. Feixe profundo: eleva a mandíbula e mantém a oclusão.

• Pterigoideo Medial: Eleva a mandíbula e desloca ligeiramente para frente.

• Pterigoideo Lateral: Protraí a mandíbula durante a contração bilateral.

Ligamentos: Limitam o movimento da mandíbula para não haver lesão na ATM.

Tipo de movimento na fossa (disco): Na protusão e retrusão a cabeça e o disco articular deslizam anterior e posteriormente sobre a superfície articular do osso temporal, com ambos os lados movendo juntos.

MOVIMENTOS MANDIBULARES BORDEJANTES

Os movimentos da mandíbula mostra a capacidade funcional e detalhada do Sistema Estomatognático, permitem uma avaliação crítica da disfunção mandibular e tem sido extensiva e diversificadamente investigados. Deve se avaliar corretamente os seus movimentos que devem ser feito por uma interação entre diferentes planos espaciais ortogonais ( frontal, sagital e horizontal).

Há diferentes movimentos mandibulares normais e tudo que sai desta normalidade é relacionado a Disfunções da ATM.

Os movimentos são classificados em:

• Posição de repouso: os lábios em leve contato e a mandíbula relaxada, sem tensão. É esta a posição de repouso da mandíbula,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com