TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Muito Bom

Casos: Muito Bom. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  978 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Desequilíbrio Ambiental

Introdução

É definido como desequilíbrio ambiental qualquer alteração que ocorre em um ou mais elemento do ambiente. Diversos desequilíbrios acontecem atualmente, sendo classificados entre Naturais e Não-naturais.

Os Desequilíbrios Ambientais Naturais são caracterizados pela ação da própria na natureza, ou seja, independentemente da ação ou reação humana, eles irão acontecer. Os Desequilíbrios Ambientais Não-naturais tem relação direta com os seres humanos, pois ocorrem em decorrência da ação humana no ambiente.

Neste trabalho será apresentada uma breve definição e introdução aos desequilíbrios que mais ocorrem em nosso meio, tanto naturais, quanto não-naturais.

Desequilíbrio Ambiental

Em busca de seu próprio conforto e de aperfeiçoamento da tecnologia, há muito tempo o homem vem promovendo modificações no ambiente, prejudicando o ecossistema do qual ele faz parte. O aperfeiçoamento tecnológico, industrial e científico, nos últimos tempos, tem provocado drásticas alterações na atmosfera, na água de mares, lagos, rios, e no solo. Além do mais, provocou desequilíbrio nas cadeias alimentares. Levando a extinção de certos componentes da cadeia alimentar, com isso provocou o aumento numérico de espécies de níveis tróficos mais inferiores produzindo efeitos muito desagradáveis.

As principais forma de poluição do meio ambiente (ar, solo e atmosfera) são devido a: monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2), dióxido de enxofre (SO2), eutrofização, pesticidas, metais pesados, petróleo, detergentes e queimadas.

Eutrofização: ocorre quando o ambiente aquático é enriquecido com itens de origem orgânica (compostos nitrogenados e fosforados), assim esses nutrientes favorecem a rápida disseminação de microorganismos decompositores que diminuem o teor de O2 é bastante reduzido (afetando principalmente os peixes).

Pesticidas: Produtos químicos usados no combate de pragas animais ou vegetais, que acabam prejudicando o homem e suas plantações. O maior problema no uso de pesticidas, está na falta de informação dos fazendeiros, que quase sempre fazem uso excessivo destas substâncias, provocando o envenenamento dos vegetais e conseqüentes problemas ao homem, que irá consumi-los. Alguns destes pesticidas, os inseticidas, não são seletivos, matando assim varias espécies de insetos, que estejam convivendo no ambiente pulverizado, provocando assim um grande desequilíbrio ambiental.

Metais Pesados: Principalmente o mercúrio, usados na separação de ouro no garimpo, causa efeitos acumulativos na cadeia alimentar, ou seja, o mercúrio jogado no rio vai afetar de forma x as algas, os peixes que se alimentam destas algas serão afetados 2x e o homem que se alimenta destes peixes será afetado de 3x. Pode causar no homem cegueira, sistema nervoso deteriorado e até alterações nos fetos quando ingerido pelas mulheres grávidas.

Radioatividade: Os elementos radioativos são muito perigosos, por causarem danos a várias populações vegetais e animais, e por seu efeito persistir por anos e anos, podendo ser passado de geração para geração, devido à meia vida destes elementos radioativos serem muito longas. Os principais acidentes radioativos do mundo foram a explosão do reator nuclear em Chernobyl, a explosão da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki e também no Brasil, o incidente do Césio 137 em 1987, que deixou e ainda causa vários danos à saúde dos habitantes de Goiânia, no estado de Goiás. A radioatividade pode causar várias doenças, como câncer e anormalidades fisiológicas nos fetos quando suas mães têm contato com estes elementos durante a gestação.

Petróleo: A exploração de petróleo geralmente ocorre em plataformas em meio ao mar, vários casos de derramamento de petróleo durante seu transporte têm sido relatados, esses casos afetam toda a comunidade biológica das áreas atingidas.

Detergentes: Aparecem nas águas através do uso doméstico ou industrial. Provocam a produção das espumas brancas, que diminuem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com