TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nematódeos

Seminário: Nematódeos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Seminário  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 6

Os nematódeos ( do grego nematos = fio + eidos = forma ) ou nematelmintos apresentam corpo cilíndrico ou filamentoso, afilado nas duas extremidades. Têm tamanho variado, existindo espécies com 1 milímetro de comprimento e outras que chegam até 1 metro. São representados por mais de 15 mil espécies, constituindo o segundo filo animal mais numeroso ( o primeiro é o dos artrópodes ). Espécies de vida livre ocorrem no solo e na água; numerosos são os parasitas de animais e vegetais.

Os vermes nematódeos são animais de sexos separados, sendo as fêmeas maiores do que os machos. Os ovos são microscópicos, mas resistentes a condições desfavoráveis do meio ambiente.

Como representante típico desse filo destaca-se a lombriga ( Ascaris lumbricoides ). Na fêmea, que atinge de 35 a 40 cm de comprimento, a extremidade posterior é alongada. O macho, com 15 a 35 cm de comprimento, apresenta a extremidade posterior recurvada e com duas espículas usadas na cópula com a fêmea.

- Características gerais :

1) - Simetria bilateral ;

2) - Protostomados ;

3) - Triblásticos ;

4) - Tubo digestivo completo ;

5) - Sistema nervoso difuso ( ou ganglionar ) ;

6) - Olfato mais apurado que nos platelmintos ;

7) - Pseudo - celomados ( facilita o processo de difusão ) ;

8) - Todos sexuados.

Filo Nematodea

Nematódeos ou nematelmintos (nemato = fio)

• São vermes cilíndricos, afilados nas extremidades , assemelhando-se a um fio.

• Triblásticos, pseudocelomados e com o corpo coberto por uma película muito resistente, cutícula, secretada pela epiderme.

• Primeiros com tubo digestório completo (boca e anús).

• Respiração cutânea (pela pele).

• Não tem sistema sistema circulatório

• O sistema excretor é formado por tubos longitudinais ou células especiais ( células ventrais ou renetes).

• O sistema nervoso é constituído por um anel em volta do esôfago, do qual partem cordões nervosos longitudinais.

• Sexos são separados e a fecundação externa.

Ascaris lumbricoides – Ascaridíase (lombriga)

• Os vermes adultos medem de 15 a 40 cm, desenvolvem-se no intestino delgado do hospedeiro, onde fêmea e macho se acasalam.

• Os ovos são expulsos nas fezes. Tendo condições favoráveis (temperatura, umidade e outros), desenvolve do interior uma larva Rabditóide.

• Alimentos contaminados com ovos , são a causa da contaminação. Os ovos eclodem e perfuram a parede do intestino, chegando a corrente sanguínea e posteriormente aos vasos linfáticos, coração, pulmão, alvéolos, brônquios, traqueia, laringe, faringe e estomago. Durante o processo de migração a larva vai maturando chegando ao estômago na fase adulta.

• Tratamento medicamentoso com cura.

• Prevenção está em obras de saneamento e na boa limpeza de alimentos, principalmente hortaliças e produtos que vem direto da terra (não industrializados).

• Há possibilidade também se contaminar ao encostar as mãos em superfícies que hajam os ovos e o contato mão boca.

Os nematódeos ou nemátodos (Nemathelminthes) (também chamados de vermes cilíndricos) são considerados o grupo de metazoários mais abundante na biosfera, com estimativa de constituírem até 80% de todos os metazoários com mais de 20.000 espécies já descritas, de um número estimado em mais de 1 milhão de espécies atuais, que incluem muitas formas parasitas de plantas e animais. Apenas os Arthropoda apresentam maior diversidade. O nome vem da palavra grega nema, que significa fio.

Os nematódeos conquistaram com sucesso os habitats marinho, de água doce e terrestre. Embora a maioria seja de vida livre, há muitos representantes parasitas de praticamente todos os tipos de plantas e animais. Seu tamanho é muito variável, indo de aproximadamente 1 mm até cerca de oito metros de comprimento.

Embriologia

São animais triblásticos (possuem os 3 folhetos germinativos: ectoderme, mesoderme e endoderme), pseudocelomados (cavidade do corpo é delimitada pelos tecidos da mesoderme e tecidos da endoderme), protostômios (quando o blastóporo dá origem à boca) e possuem simetria bilateral.

Tegumento

O corpo desses vermes é coberto por uma cutícula protetora muito resistente, produzida pela epiderme, composta principalmente de colágeno. Essa cutícula protege contra as enzimas produzidas pelo sistema digestório do organismo hospedeiro. A epiderme é composta por uma camada de células simples.

Musculatura

A musculatura dos nematódeos é composta por uma única camada de células que se distribui longitudinalmente pelo corpo. Essa musculatura lisa é responsável pelos movimentos desses animais. Provocam flexões dorsoventrais. A movimentação também vai depender da elasticidade da cutícula e do esqueleto hidrostático, líquido presente no pseudoceloma.

Respiração

Os nematódeos não possuem sistema respiratório, e a respiração é cutânea ou tegumentar, feita através de difusão.

Digestão

Os nematódeos são os primeiros animais a apresentarem sistema digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus.

A boca possui lábios ao redor. Esses lábios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes seguidas de uma faringe musculosa que efetua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com