TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Equilíbrio

Por:   •  5/5/2015  •  Seminário  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Seminário Fisiologia Humana

Tema: Equilíbrio

INTRODUÇÃO

Conceito: O equilíbrio é o sentido da posição e do movimento do corpo com relação ao ambiente, é um sentido vital à postura e locomoção.

Mecânica do Equilíbrio

A manutenção do equilíbrio é um processo complexo que depende de impulsos contínuos de neurônios sensoriais nos órgãos vestibulares de ambos ouvidos internos.

O ouvido interno ou labirinto é constituído pelos sistemas coclear e vestibular. A cóclea é o órgão sensorial responsável pela decodificação dos sons e evoca o sentido da audição.

Embora os órgãos vestibulares sejam a fonte principal de informação sensorial para o equilíbrio, também são necessários os impulsos sensoriais dos fotorreceptores dos olhos, receptores táteis da pele, proprioceptores de tendões, músculos e articulações.

A sensação de equilíbrio/desequilíbrio do corpo e os movimentos de rotação da cabeça são detectados pelo sistema vestibular que é considerada uma forma de propriocepção especial. O sistema vestibular situa-se dentro do osso temporal, adjacente a cóclea e faz parte do ouvido interno. É formado por um labirinto ósseo dentro do qual membranas formam três canais semicirculares (horizontal, superior e posterior), e dois órgãos otolíticos (sáculo e o utrículo).

O interior dos canais semicirculares e dos órgãos otolíticos é preenchido pela endolinfa, na parte média da cóclea, enquanto a perilinfa banha o espaço entre o labirinto ósseo e o membranoso.

Ouvido interno

O ouvido interno está situado na porção petrosa do osso temporal e corresponde a uma estrutura de organização complexa formada pela cóclea (que possui células sensoriais auditivas) e o sistema vestibular (canais semicirculares, utrículo, sáculo que possuem células sensoriais associadas ao sentido do equilíbrio). Cada uma dessas estruturas possui três partes: o labirinto ósseo, o labirinto membranoso (e o espaço entre eles).

O labirinto ósseo é estruturalmente e funcionalmente dividido em três áreas: vestíbulo, canais semicirculares e cóclea. Os órgãos funcionais para a audição e equilíbrio estão localizados nesta área.

[pic 1]

http://www.notapositiva.com/pt/trbestbs/biologia/imagens/10_receptores_nervosos_02_d.jpg

CANAIS SEMICIRCULARES

Os três canais semicirculares de cada lado estão orientados perpendicularmente entre si, sendo contidas em um mesmo plano.

 Esse design garante que qualquer movimento espacial de rotação da cabeça possa ser detectado.

Cada canal possui uma dilatação em sua extremidade denominado ampola.

Dentro de cada ampola está o neuroepitélio (cristas ampulares) que contém as células sensoriais ciliadas.

Os cílios dessas células estão mergulhados numa cúpula gelatinosa que quase obstrui a luz do canal. Todas as vezes que a cabeça é rotacionada (para cima, para baixo ou para os lados) a endolinfa no interior dos canais se move em sentido contrário devido à inércia e causa uma deformação mecânica na cúpula. Conforme e sentido de movimento do liquido, ocorre a despolarização ou hiperpolarização das células ciliadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (173.4 Kb)   docx (105.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com