TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É FOSFORILAÇÃO?

Por:   •  25/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 3

1 - O QUE É FOSFORILAÇÃO?

A fosforilação é um processo químico no qual um grupo fosfato (PO 43-) é adicionado a um composto. O estado de fosforilação ou desfosforilação das proteínas substrato é o que determina sua atividade fisiológica. Um exemplo seria a enzima que degrada o glicogênio, a glicogênio-fosforilase a, que é ativa quando é fosforilada, enquanto que a enzima que sintetiza o glicogênio, a glicogênio-sintetase, é ativa quando desfosforilada

2- CLASSIFIQUE EXPLICANDO OS DIVERSOS TIPOS QUÍMICOS DOS HORMÔNIOS

peptídeos- são hormônios compostos de 3 a 180 aminoácidos. são produzidos no hipotálamo, hipófise, ilhotas pancreáticas placenta, paratireóide e trato gastrointestinal.

esteróides- são hormônios produzidos a partir do colesterol nas gônadas, placenta e nos tecidos esteroidogênicos. nas adrenais são produzidos os hormônios glicocorticóides e os mineralocorticóides. as gônadas produzem a testosterona, estrógeno e progesterona.

aminas- são hormônios que são produzidos pela medula adrenal, algumas células nervosas, e a tireoide. As catecolaminas agem similarmente aos peptídeos e as iodotironinas têm o seu mecanismo similar aos hormônios esteroidais.

eicosanóides- são produzidos na membrana plasmática das células de quase todos os tecidos e podem ser considerados como segundos mensageiros intracelulares.

3 - EXPLIQUE OS DOIS TIPOS DE MECANISMOS DE AÇÃO HORMONAL

O primeiro tipo consiste de um mecanismo de alteração da permeabilidade da membrana ou ativação de enzimas conhecidas como segundos mensageiros. Os hormônios que participam desse tipo possuem seus receptores na superfície externa da membrana plasmática das células alvo. Eles são transportados de forma livre pela corrente circulatória, sendo um mecanismo de ação mais rápido (minutos ou segundos) causando rápidas modificações metabólicas.

Já o segundo tipo consiste de hormônios que podem atravessar a membrana plasmática das células-alvo já que tem os seus receptores localizados no núcleo celular. Os hormônios atravessam a membrana plasmática e o citosol até chegar ao núcleo e são transportados ligados a proteínas específicas. O tempo de ação é de horas e até dias.

4 - O QUE SÃO CATECOLAMINAS?

As catecolaminas são um conjunto de neurotransmissores da classe das monoaminas, aos quais pertencem também triptaminas (serotonina e melatonina), histamina ou fenetilaminas. Dopamina, adrenalina e noradrenalina são as três principais catecolaminas.Os mecanismos de ação das catecolaminas são similares aos peptídeos. costumam exercer seus efeitos, pela alteração da permeabilidade da membrana, ou pela ativação de enzimas, a adenilciclase e a guanilciclase produzindo AMPc e GMPc. atuam inibindo a adenilciclase, diminuindo os níveis de AMPc, evitando a fosforilação de proteínas específicas. Estes hormônios ao se unirem a seus receptores específicos ativam uma proteína G inibidora (Gi), homóloga estruturalmente a Gs. Ela atua de forma similar a Gs, se unindo ao GTP para ativar-se, porém ocorre a inibição da adenilciclase, diminuindo os níveis de AMPc.

5- O QUE SÃO "SEGUNDOS MENSAGEIROS?"

Os segundos mensageiros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com