TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que são Lipídeos?

Trabalho Universitário: O Que são Lipídeos?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 4

Conjunto de substâncias químicas com estrutura molecular variada, o que significa que eles não possuem uma única função orgânica, e sim, que apresentam diversas atividades diferentes de acordo com especialidade de cada um. São insolúveis em solventes polares e solúveis em solventes apolares. São classificados em óleos (substâncias insaturadas) e gorduras (substâncias saturadas).

Os lipídios apresentam diversas funções orgânicas:

● Reserva energética (fonte de energia para os animais que costumam hibernar por muito tempo);

● Isolante térmico (principalmente em mamíferos);

● Composição da membrana plasmática das células (os chamados fosfolipídios).

● Participam da formação de algumas vitaminas e hormônios;

● As aves aquáticas também se beneficiam dos lipídios e da sua insolubilidade em água. Elas apresentam uma glândula especial localizada próximo à cauda que produz um óleo com o qual elas lubrificam suas penas, impedindo que a sua pele se molhe.

Os lipídeos podem ser encontrados em diversos alimentos, tanto de origem animal quanto vegetal. Para citar exemplos clássicos podemos falar do abacate e do coco, nos casos frutíferos, e da soja, carne, leite e seus derivados, no caso animal, além da gema do ovo.

Todos os seres vivos possuem a capacidade de sintetizar os lipídios, porém, é muito importante salientar que determinada classe desses lipídios só podem ser sintetizadas por vegetais, os animais não possuem esta característica, como é o caso dos ácidos graxos essenciais e das vitaminas lipossolúveis.

Classificação dos Lipídios:

- Glicerídeos

Podem ser sólidos (gorduras) ou líquidos (óleos) à temperatura ambiente.

São importantes fontes de energia e seu principal representante é o triglicerídio, formado a partir de moléculas de álcool glicerol ligadas a uma, duas o três moléculas de ácido graxo.

As gorduras e os óleos pertencem à categoria dos ésteres e são formados por meio da reação de um álcool, chamado glicerol, com ácidos orgânicos de cadeia longa, conhecidos como ácidos graxos.

Como o glicerol é um triálcool (possui três terminações OH na molécula), três ácidos graxos a ele se ligam, formando-se os chamados triglicerídeos. Nos seres vivos, existem diversos tipos de triglicerídeos, uma vez que são muitos os tipos de ácidos graxos deles participantes.

A reação do glicerol com os ácidos graxos é de condensação, havendo liberação de moléculas de água.

-Fosfolipídios

As membranas biológicas são constituídas por fosfolipídios.

Há apenas duas moléculas de ácidos graxos ligadas ao glicerol.

O terceiro componente que se liga ao glicerol é um grupo fosfato (daí a denominação fosfolipídio) que, por sua vez, pode estar ligado a outras moléculas orgânicas.

Cada fosfolipídio contém uma porção hidrofóbica – representada pelos ácidos graxos

e uma porção hidrofílica – corresponde ao grupo fosfato

Hidrofóbica: região apolar, que repele a água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com