TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Bronquiectasia?

Casos: O Que é Bronquiectasia?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 8

O que são as bronquiectasias?

As bronquiectasias são as dilatações e distorções permanentes de um ou mais brônquios, em regra secundárias a um processo infeccioso.

Normalmente atingem os brônquios de calibre igual ou superior a 2 mm e resultam da destruição dos componentes musculares e elásticos da parede, com dilatação do brônquio e alteração da função muco-ciliar.

Causas

As bronquiectasias têm uma origem muito variada, pois podem ser provocadas por várias doenças que originam uma alteração da estrutura das paredes brônquicas, chegando a destruir, em alguns casos, as suas fibras musculares e elásticas, o que contribui para o desenvolvimento de dilatações localizadas, como se fossem bolsas ou sacos de diferente tamanho e forma. Por vezes, embora se trate de uma doença congénita, as bronquiectasias constituem uma complicação de uma doença bronco- pulmonar surgida na infância, quando as paredes brônquicas são mais frágeis, ou na terceira idade, quando são mais frequentes as doenças brônquicas do tipo obstrutivo, como a bronquite crónica.

Entre as causas clássicas, destacam-se as infecções broncopulmonares que surgem como complicação de doenças típicas da infância, tais como a tosse convulsa e o sarampo. Porém, hoje em dia, graças à vacinação que em inúmeros países é aplicada contra estas doenças, a incidência de bronquiectasias com esta origem baixou significativa mente. Mas todas as infecções brônquicas ou pulmonares, caso não se proceda ao tratamento adequado, sobretudo quando o indivíduo afectado é uma criança, podem originar a formação de bronquiectasias.

Por outro lado, qualquer obstrução brônquica - por exemplo, a produzida pela aspiração de um corpo estranho que bloqueie um brônquio ou por um tumor que obstrua o seu lúmen ou o comprima a partir do exterior - pode ser o ponto de partida para o desenvolvimento de bronquiectasias. De facto, a obstrução brônquica altera a ventilação e a drenagem de secreções, que se acumulam para além do ponto de oclusão, gerando as condições ideais para a proliferação de microorganismos patogénicos. O consequente processo inflamatório e infeccioso vai provocar uma alteração da estrutura das paredes brônquicas, na medida em que modifica o tecido que a suporta, proporcionando o desenvolvimento de dilatações. Existem igualmente algumas doenças que se caracterizam por um aumento da viscosidade das secreções brônquicas, como é o caso da fibrose quística, as quais provocam uma obstrução e originam bronquiectasias entre as suas complicações habituais.

TRATAMENTO

Quando a doença é difusa o tratamento é feito com base em antibióticos e em exercícios fisioterápicos. Outros medicamentos como broncodilatadores e mucolíticos também podem ajudar. Pacientes com bronquiectasias de grande prejuízo podem passar por transplantes pulmonares.

A drenagem postural é uma atividade que necessita ser realizada diariamente. Cada sessão possui em média trinta minutos e durante o procedimento as secreções contidas são drenadas. A bronquiectasia é uma enfermidade que pode facilmente levar a uma pneumonia, a quadros de empiema, a hemoptise volumosa e a cor pulmonale. Portanto, é uma doença que merece muita atenção. Os danos provocados são irreversíveis e ela precisa ser o quanto antes diagnosticada.

COMO SE DESCOBRE A DOENÇA (DIAGNÓSTICO)

Os sintomas apresentam quadros de melhora e de piora. O paciente vive com expectoração abundante, principalmente pela manhã. Diante dos sintomas logo se tende a buscar por ajuda médica. Uma rápida conversa com a pessoa já garante ao profissional algumas pistas. Durante o exame físico a ausculta dos pulmões costuma trazer bons resultados. Através deste simples exame o médico já consegue notar alterações. Em seguida ele pede alguns exames complementares para a certeza do diagnóstico.

A tomografia computadorizada é talvez o método mais eficiente para a devida análise dos pulmões. Outros exames de imagem como a radiografia e a broncografia do tóraxpodem ser solicitados. A tomografia computadorizada, apesar de ser bastante simples, não possui, por exemplo, a mesma precisão na identificação das lesões que uma broncografia. Desta forma, o médico pode acabar necessitando da soma de alguns exames para estabelecer um diagnóstico diferencial. A gasometria arterial, exame que mede os níveis de dióxido de carbono e de oxigênio no sangue é um método bastante utilizado. Assim como aespirometria, em que a capacidade de ar de cada pulmão será avaliada.

Após a certeza do diagnóstico o tratamento deve começar o quanto antes. Esta enfermidade causa danos irreversíveis e serve de porta de entrada para uma série de outras doenças como pneumonia, abscesso pulmonar, cor pulmonale, entre outras. Portanto, realize exames de rotina e mantenha seu organismo monitorado, para que complicações não venham a surgir.

Recomenda-se realizar exames de rotina e consultar um médico frequentemente, para que o organismo possa ser devidamente monitorado. Caso a doença seja detectada não deixe de realizar o tratamento conforme solicitado pelo médico, pois é imprescindível para que os danos sejam amenizados. Cuide bem da sua saúde para viver mais e melhor. Não deixe de conversar com um profissional sempre que notar algo de incomum no seu corpo.

BRONQUIECTASIAS

O que são bronquiectasias?

O ar entra e sai dos pulmões através dos brônquios. Normalmente os brônquios se estreitam progressivamente à medida que vão se dividindo, como os galhos de uma árvore, daí o nome de árvore respiratória.

Nas bronquiectasias os brônquios foram lesados de uma maneira irreversível e como resultado se tornam anormalmente dilatados, irregulares e não se afilam normalmente (ectasias = dilatação).

Normalmente as passagens de ar produzem pequenas quantidades de catarro (muco) claro. O muco é transportado em direção à garganta por estruturas semelhantes a cabelos (cílios) que atapetam os brônquios. Este muco é então engolido – geralmente sem se perceber. Este muco aprisiona quaisquer partículas ou neutraliza quaisquer substâncias tóxicas que foram inaladas. Quantidades excessivas de muco, como as produzidas em infecções dos brônquios, são eliminadas pela tosse.

Nas bronquiectasias estes mecanismos de limpeza do pulmão são prejudicados. Os cílios são lesados e não eliminam o muco de maneira eficaz. A tosse é menos eficaz para limpar as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com