TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OXIUROS

Resenha: OXIUROS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Resenha  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Após infecção pelos parasitas, estes vão para a região cecal do intestino grosso, onde se tornam adultos. Ocorrendo a fecundação, as fêmeas migram para a região anal para a ovoposição. O verme adulto morre após esses acontecimentos (o macho morre depois do acasalamento e a fêmea geralmente depois de pôr os ovos). Os ovos podem ser eliminados juntamente com as fezes do indivíduo ou maturarem na própria pele. Após isso, eles se tornam infectantes se ingeridos (seja por uma pessoa saudável ou por auto-infecção) e eclodem no intestino delgado do indivíduo (sob efeito do suco gástrico e duodenal), liberam larvas que se alimentam, crescem e migram para o intestino grosso, reiniciando seu ciclo de vida.

O verme tem o seguinte ciclo: após copularem, os machos dessa espécie são eliminados junto com as fezes e morrem. As fêmeas, cheias de ovos, se desprendem do intestino e dirigem-se para a região anal, principalmente à noite, onde põem seus ovos. Estes ou se rompem ou são eliminados para o ambiente. Se não houver reinfecção, o parasitismo se extingue aí.

A infecção ocorre, portanto, pela boca, seja pela poeira que infecta os alimentos, seja porque os ovos da região perianal são novamente levados à boca (as pessoas coçam o ânus e, posteriormente, colocam a mão na boca). A retroinfecção também pode ocorrer, com as larvas fazendo o trajeto de volta para o interior do intestino. A doença, na maioria dos casos, passa despercebida. O sintoma mais freqüente, e que pode indicar o diagnóstico, é a coceira intensa em redor do ânus, principalmente à noite. Devido à proximidade com os órgãos genitais femininos, os oxiúros podem provocar infecções com corrimento. Nem sempre o exame de fezes acusa a doença.

O tratamento dos oxiúros inclui o uso de vermífugo, a fervura das roupas de uso e de cama, o tratamento de todas as pessoas da família, repetido de 2 a 3 vezes, com intervalos de 20 dias, o corte rente das unhas e a limpeza doméstica rigorosa, usando aspirador de pó, quando for possível, ou passando pano com desinfetante ao redor da cama.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com