TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oficina De Biologia 2014 - Anhanguera

Casos: Oficina De Biologia 2014 - Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 6

Iniciado em quarta, 12 novembro 2014, 15:48

Completado em quarta, 12 novembro 2014, 16:01

Tempo empregado 12 minutos 49 segundos

Nota 8 de um máximo de 10(80%)

Question 1

Notas: 1

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no âmbito das cidades, não só brasileiras, mas de todo o mundo. Por outro lado, gera emprego e renda. Sobre essa questão, assinale a opção correta.

Escolher uma resposta.

a. O Brasil figura entre os países do mundo que mais reciclam latas de alumínio e papelão, Esse resultado decorre da conscientização da população e da implantação de programas de coleta de lixo seletiva nas principais cidades brasileiras.

b. O lixo representa uma fonte de trabalho e renda para uma população cada vez mais numerosa, sobretudo nos grandes centros urbanos do Brasil. Assim, muitas pessoas retiram do lixo coletado nas ruas e nos lixões a principal fonte de sua sobrevivência. Correto

c. A produção de lixo cresce na razão inversa do poder aquisitivo das populações. Isso ocorre porque os segmentos de alto poder aquisitivo adotam posturas mais conscientes em relação ao destino de lixo.

d. O lixo produzido nas cidades brasileiras tem um destino apropriado. Verifica-se que, na grande maioria dos casos, ele é depositado em aterros sanitários tecnicamente adequados ou é incinerado.

e. A participação do lixo orgânico em relação ao total de lixo produzido é menor nos bairros de baixo poder aquisitivo e maior nos bairros de classe média alta. Isso decorre das diferenças na qualidade de nutrição entre os estratos populacionais.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a questão refere-se ao aspecto sócio-econômico, assim, pode gerar emprego.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera.

O seqüestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofi lados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose(C6H12O6).

Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável

Escolher uma resposta.

a. transformar as florestas em zonas agrícolas.

b. controlar as atividades vulcânicas.

c. instalar hortas em grande parte das residências.

d. diminuir a biodiversidade, facilitando os cálculos sobre as atividades respiratórias.

e. impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento. Correto

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois as plantas realizam fotossíntese, principal mecanismo de captação do CO2 atmosférico.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

As crescentes emissões de dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são seqüestradas pelas formações vegetais.

Assim, entre as ações que contribuem para a redução do CO2 da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas.

O papel da vegetação, no seqüestro de carbono da atmosfera, é

Escolher uma resposta.

a. transferir o CO2 atmosférico para as moléculas de ATP, fonte de energia para o metabolismo vegetal.

b. converter o CO2 da atmosfera em matéria orgânica, utilizando a energia da luz solar. Correto

c. reter o CO2 da atmosfera na forma de compostos inorgânicos, a partir de reações de oxidação em condições anaeróbicas.

d. diminuir a respiração celular dos vegetais devido à grande disponibilidade de O2 nas florestas tropicais.

e. fixar o CO2 da atmosfera por meio de bactérias decompositoras do solo e absorver o carbono livre por meio das raízes das plantas.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta está correta, pois a planta, que realiza fotossíntese, capta CO2 atmosférico diminuindo processo do efeito estufa.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Observe o esquema abaixo e assinale a alternativa que substitui corretamente as letras Z e X, respectivamente.

Escolher uma resposta.

a. Oxigênio e ATP.

b. NADP e ADP + Pi.

c. Gás carbônico e água.

d. ATP e Oxigênio. Errado

e. Clorofila e ATP.

Comentário resposta errada: Não foi desta vez! Importante rever a interação entre fotossíntese e respiração celular.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question 5

Notas: 1

Nos últimos anos, observa-se um aumento crescente do percentual de poluentes na atmosfera, temos como exemplos: dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com