TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oligospermia E Azoospermia

Artigos Científicos: Oligospermia E Azoospermia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  798 Visualizações

Página 1 de 2

Oligospermia por vezes também apelidada oligozooespermia, caracteriza a situação em que a contagem de espermatozóides no ejaculado masculino tem um valor inferior a 20 milhões por mililitro de sémen ejaculado.1 Trata-se de uma doença com a classificação da OMS ICD-10 N46. A oligozooespermia pode ser transitória ou permanente.

CAUSA:

Pode ser causada por um conjunto variado de motivos entre os quais a orquite (inflamação do testículo), testículos que não descem até ao escroto e varicocele. Fatores como stress, tabagismo e abuso do álcool e de algumas drogas também influenciam. Durateston e outros anabolizantes podem provocar oligozooespermia transitória.

É uma das manifestações clínicas do Hipotireoidismo em homens.

CONSEQUENCIA:

Atendendo à necessidade de um elevado número de espermatozóides para que apenas um penetre num ovócito feminino, esta doença pode provocar infertilidade. Todavia os novos métodos de reprodução medicamente assistida podem permitir ultrapassar este problema.

Azoospermia caracteriza a situação em que nenhum espermatozóide é detectado no sémen ejaculado. Trata-se de uma doença com a classificação da OMS ICD-10 N46

TIPOS E CAUSAS:

• Azoospermia não obstrutiva — falta de produção de espermatozóides pelos testículos. As causas deste tipo de azoospermia incluem defeitos congénitos dos testículos ou danos sofridos por estes.

• Azoospermia obstrutiva — bloqueamento do sistema de transporte do esperma. Pode ser motivada nomeadamente por danos, uma vasectomia ou anormalidades do epidídimo ou canais deferentes.

CONSEQUENCIAS E TRATAMENTOS:

Atendendo à ausência total de espermatozóides esta doença provoca infertilidade. Em alguns homens com azoospermia obstrutiva o bloqueamento pode ser corrigido cirurgicamente. Nos casos em que tal não seja possível os espermatozóides podem ser recolhidos directamente no testículo e utilizados numa microinjecção intracitoplasmática. É muito difícil o tratamento dos casos azoospermia não obstrutiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com