TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Seres Vivos Formam Cadeias Alimentares

Ensaios: Os Seres Vivos Formam Cadeias Alimentares. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  1.159 Visualizações

Página 1 de 7

Os Seres vivos formam cadeias alimentares

A todo o momento os seres vivos estão se relacionando. Se tivermos a oportunidade de observar, mesmo que sejam por pouco tempo, os seres vivos que estão em um jardim ou em uma praça, teremos mais clareza do que ocorre: um gafanhoto pousa em uma folha em busca de alimento, mas a qualquer momento pode chegar um pássaro que também verá no gafanhoto uma opção para seu almoço... Daqui a pouco aparece um gato, que, como você sabe, pode transformar o pássaro em sua refeição e assim se dá o ciclo da vida...

Essa rede de relações alimentares entre os seres vivos é chamada de cadeia alimentar e o equilíbrio do meio ambiente depende muito dela.

Posição Trófica na cadeia alimentar

Os níveis tróficos são as etapas, ou níveis, da cadeia alimentar. A cadeia alimentar (uma pequena porção da chamada “rede alimentar”), é sempre composta por diferentes níveis que são caracterizados de acordo com o tipo de alimentos que os organismos consomem.

No primeiro nível trófico estão os organismos produtores. Estes organismos são capazes de produzir seu próprio alimento e, por isso, são chamados de “autótrofos”. Todas as plantas clorofiladas, algumas algas (cianofíceas) e algumas bactérias são capazes de produzir seu alimento através da fotossíntese. Neste processo, os seres autótrofos sintetizam matéria orgânica a partir de minerais e da luz do sol.

Nos próximos níveis tróficos estão os organismos consumidores, ou “heterótrofos” (também chamados de “heterotróficos”) que, por não serem capazes de produzir seu próprio alimento precisam obter energia através da ingestão de matéria orgânica. Neste grupo estão os herbívoros, que se alimentam dos vegetais, os carnívoros e os decompositores.

Os organismos decompositores ou detritívoros constituem um último nível na cadeia alimentar. São as bactérias e fungos que se alimentam de praticamente tudo, desde que constitua matéria morta. Assim, eles fecham a relação trófica, pois através deles a matéria é novamente decomposta e retorna ao meio ambiente para novamente ser usada pelos organismos autotróficos na síntese de matéria orgânica.

A hierarquização dos níveis alimentares (ou níveis tróficos) é determinada pelas especificidades do meio físico em que a cadeia alimentar se insere. Alguns animais ocupam mais de um nível trófico se alimentando tanto de vegetais quanto de outros animais. Estes são os onívoros, por exemplo, o homem.

As cadeias alimentares formam teias alimentares

Na natureza, alguns seres podem ocupar vários papéis em diferentes cadeias alimentares. Quando comemos uma maçã, por exemplo, ocupamos o papel de consumidores primários. Já ao comer um bife, somos consumidores secundários, pois o boi, que come o capim, é consumidor primário.

Muitos outros animais também têm alimentação variada. Um organismo pode se alimentar de diferentes seres vivos, além de servir de alimento para diversos outros. O resultado é que as cadeias alimentares se cruzam na natureza, formando o que chamamos de teia alimentar.

Nas teias alimentares, um mesmo animal pode ocupar papéis diferentes, dependendo da cadeia envolvida. Na teia representada no esquema abaixo (siga as setas) o gavião ocupa tanto o papel de consumidor secundário quanto terciário.

TIPOS DE ECOSSISTEMAS

Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em certa região e pelos fatores abióticos que agem sobre essas comunidades. Vale citar que a base de um ecossistema são os produtores que são os organismos que fazem a fotossíntese ou a quimiossíntese e produzem e acumulam energia por meio de processos bioquímicos usando como matéria prima essencial a água, a luz e o gás carbônico.

Os Tipos de ecossistemas

Ecossistemas terrestres

Em nosso país temos vários ecossistemas terrestres, como por exemplo, a Amazônia, a Caatinga, os Campos, os Campos do Sul do Brasil, o Cerrado, a Mata Atlântica, a Mata de Araucárias do Brasil, a Mata de cocais e o Pantanal.

Ecossistemas aquáticos

Nos Ecossistemas aquáticos encontramos os Costeiros, Manguezais, Restingas, Sapais e os Oceânicos.

Podemos dividir o ecossistema aquático em Marinho e de Água Doce. O Marinho inclui o oceano e o mar. É interessante citar que a vida surgiu e evoluiu neste ecossistema.

Já o Ecossistema de água doce é fundamental para os animais, as plantas e as pessoas que vivem em todo o seu redor. Vale ressaltar que a fauna dos rios compreende anfíbios, peixes, além de uma enorme variedade de animais invertebrados aquáticos. Os rios e as suas planícies de inundação, as margens, sustentam ecossistemas valiosos e variados, não apenas pela qualidade da água doce para o devido suporte da vida, mas para os muitos insetos e plantas que sustentam e ainda que formam a base da cadeia alimentar.

Tamanhos diversos e meio de suporte

É necessário entender o conceito de capacidade de suporte do meio, que é o nível de utilização dos recursos naturais que um sistema ambiental ou um ecossistema pode suportar, garantindo-se a sustentabilidade e a conservação de tais recursos e o respeito aos padrões de qualidade ambiental (Vide figura abaixo).

Não importa se o recurso é renovável ou não-renovável, o meio ambiente sempre tem uma capacidade máxima de suporte relacionada ao tempo que aquele recurso leva para se regenerar naturalmente (exemplo: fixação de nitrogênio pelos microorganismos no solo).

Principais tipos de ecossistemas

• A Floresta Amazônica

É um ecossistema auto-sustentável, ou seja, é um sistema que se mantém com seus próprios nutrientes num ciclo permanente. Os ecossistemas amazônicos são sorvedouros de carbono, contribuindo para o equilíbrio climático global.

• Mata dos Cocais

A mata dos cocais é uma formação vegetal típica da área de transição entre a região norte e nordeste brasileira e que ocupa uma faixa que se estende pelos estados do Maranhão e Piauí, mas também podem ser encontradas formações típicas da Mata de Cocais em outros estados como Tocantins, Ceará e Bahia.

• Pantanal Mato-Grossense

Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, engloba parte dos estados do Mato Grosso e do Mato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com