TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Overhand

Tese: Overhand. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  Tese  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

PERICÔNDRIO

Quase todas peças cartilaginosas são revestidas por uma camada de células e fibras denominada pericôndrio.

Não existe pericôndrio na superfície de cartilagens articulares (para que esta superfície seja bastante lisa) e nem em torno de peças de cartilagem fibrosa (fibrocartilagem).

A face do pericôndrio voltada para a cartilagem não tem limites bem definidos com o restante da peça cartilaginosa que é constituída de cartilagem madura, completamente formada. Na figura superior, ao passar o cursor, ficam ressaltados os limites aproximados do pericôndrio de uma cartilagem hialina.A figura inferior mostra um aumento maior de um pericôndrio. Examine a figura ao longo da seta e coloque o cursor sobre cada um dos algarismos:

1 - há uma região mais externa do pericôndrio, constituída por fibroblastos e fibras colágenas. Por causa das células e fibras esta região tem coloração rósea, acidófila, em contraste com a coloração azulada da matriz extracelular da cartilagem madura.

2 - a região interna à região anterior tem células alongadas (reconhecidas pelos núcleos elípticos) que estão imersas em uma matriz azulada, característica da cartilagem.

3 - mais internamente as células têm núcleos esféricos e algumas já estão no interior de pequenas cavidades (cápsulas). Estas são reconhecidas como um pequeno espaço claro em torno dos condrócitos.

4 - na extremidade da seta há condrócitos maduros, isto é, plenamente diferenciados e desenvolvidos.

Há uma evidente transição entre células mais indiferenciadas denominadas condroblastos situadas na periferia da cartilagem (região 2 da figura) e os condrócitos maduros. A transformação de condroblastos em condrócitos aumenta o tamanho da peça cartilaginosa pelo crescimento chamado por aposição, sendo que a população de condroblastos é mantida por divisões mitóticas.

Além de proporcionar o crescimento aposicional da cartilagem fornecendo novos condrócitos, o pericôndrio tem outra função importante: ao contrário do interior da cartilagem, que é avascular, o pericôndrio é irrigado por vasos sanguíneos. Estes vasos fornecem O2, nutrientes e outras moléculas que podem difundir em direção aos condrócitos através da matriz, assim como recolher CO2 e metabólitos provenientes do interior da peça cartilaginosa.

A característica mais importante da cartilagem elástica é a presença em sua matriz de material elástico, principalmente sob a forma de fibras elásticas, além de quantidades variáveis de colágeno. Esta peculiaridade fornece às peças de cartilagem elástica uma elasticidade maior que a encontrada em peças de cartilagem hialina. É encontrada, por exemplo, na laringe, epiglote, orelha.

Seu aspecto em cortes corados por hematoxilina e eosina pode ser muito semelhante ao da cartilagem hialina. Isto porque as fibras elásticas não costumam ser coradas por esta combinação de corantes. Para se diagnosticar adequadamente a cartilagem elástica é muito útil utilizar corantes que demonstrem material elástico (corante de Verhoeff, corante de Weigert).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com