TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE: Perfil sócioeconômico, Demográfico E Conhecimento Sobre A Doença.

Ensaios: PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE: Perfil sócioeconômico, Demográfico E Conhecimento Sobre A Doença.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  6.991 Palavras (28 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 28

Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Medicina

Curso de Graduação de Enfermagem

Daniela Lima e Silva

PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA TERCEIRA IDADE: perfil sócioeconômico, demográfico e conhecimento sobre a doença.

UBERLÂNDIA

2010

Daniela Lima e Silva

PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA 3A IDADE: perfil sócioeconômico, demográfico e conhecimento sobre a doença

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, como requisito parcial para a obtenção do Bacharelado em Enfermagem.

Orientadora: Profa. Dr. Maria Cristina de Moura Ferreira

UBERLÂNDIA

2010

FOLHA DE APROVAÇÃO

Daniela Lima e Silva

PORTADORES DO VÍRUS HIV/AIDS NA 3a IDADE: perfil sócioeconômico, demográfico e conhecimento sobre a doença

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, como requisito parcial para a obtenção do Bacharelado em Enfermagem.

Orientadora: Prof. Dr. Maria Cristina de Moura Ferreira

Uberlândia, 10 de dezembro de 2010.

Banca examinadora

________________________________________

Prof. Dr. Maria Cristina de Moura Ferreira

________________________________________

1º EXAMINADOR(A)

________________________________________

2º EXAMINADOR(A)

AGRADECIMENTOS

Agradeço aos meus amigos, que sempre me incentivaram e apoiaram, ao Marlon, pelo apoio, carinho e ajudas técnicas neste trabalho.

Agradeço muito a minha orientadora Dr. Maria Cristina, pois desde quando manifestei a intenção de fazer o trabalho, tem me mostrado novas idéias, provocando a reflexão e visão crítica. Sobretudo pela paciência e carinho com que tem feito.

Agradeço também à minha família que foi grande incentivadora, e a todos que colaboraram de alguma forma, em especial aos pacientes idosos com quem convivi e sempre foram carinhosos e respeitosos.

LISTA DE SIGLAS

AIDS/HIV Síndrome da Imunodeficiência Adquirida

CEP/UFU Comitê de Ética e Pesquisa da UFU

HC-UFU Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia

TCLE Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

RESUMO

Os objetivos gerais deste estudo são: caracterizar demográfico e sócio economicamente os idosos portadores do vírus HIV e verificar o seu conhecimento a respeito da doença transmitida pelo vírus. Os pacientes analisados encontravam-se internados nas enfermarias clínicas: médica, cirúrgica I, II e III e moléstias infecciosas, do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HCU), da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

O estudo caracterizou-se como transversal, obtendo-se uma amostra de 10 pessoas, sendo 50% mulheres e 50% homens, na faixa etária entre 67-80 anos. Utilizou-se um questionário elaborado e validado por Lazzarotto et al. (2008), denominado pelos pesquisadores de QHIV31, pois é um instrumento qualificado sobre HIV/AIDS para indivíduos na terceira idade, que foi avaliado quanto à fidedignidade, e abrange as características quanto ao nível sócio- econômico e quanto ao conhecimento sobre à AIDS, nos domínios conceito, transmissão, prevenção, vulnerabilidade e tratamento.

Mais da metade (70%) dos participantes relatou ter cursado de um a três anos de estudo e a renda mensal de 60% foi de um salário mínimo. Nos domínios “conceito” e “transmissão”, 60% desconheciam a fase assintomática da infecção pelo HIV e 40% acreditavam que a AIDS poderia ser transmitida pelo mosquito. Na esfera dos domínios “prevenção” e “vulnerabilidade”, 10% não sabiam da existência da camisinha feminina e 30% consideravam a AIDS uma síndrome somente de homossexuais masculinos, profissionais do sexo e usuários de drogas. Quanto ao “tratamento”, 10% ignoravam a sua existência.

O aumento da expectativa de vida teve como consequência uma melhoria na qualidade de vida das pessoas idosas, o que juntamente com as descobertas científicas para aumentarem a atividade sexual, associado à resistência do uso do preservativo, tornaram os indivíduos mais velhos mais vulneráveis à AIDS. Acrescenta-se ainda que a ascensão das taxas de infecção pelo HIV entre idosos pode ser um sinal de uma lacuna nos esforços de prevenção com este grupo de idade.

Palavras chave: Nível de conhecimento do HIV/AIDS, Idoso com HIV/AIDS, transmissão HIV/AIDS.

ABSTRACT

The

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com