TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Peritonite

Tese: Peritonite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  Tese  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 6

PERITÔNIO

Peritônio é uma membrana serosa transparente com duas camadas que se dividem em : parietal que cobre as paredes abdominais e a superfície interior do diafragma e outra que é visceral que se reflete em vários pontos sobre as vísceras, formando uma cobertura completa para algumas delas (estômago, intestinos, etc.) e incompleta para outras (bexiga, reto, etc.). Algumas de suas funções são diminuir o atrito entre as vísceras abdominais, promover resistência a possíveis infecções e armazenamento de gordura.

O peritônio ainda possui três partes:

MESENTÉRIO - parte do peritônio responsável pela fixação do intestino delgado na parede posterior do abdômen.

OMENTO MAIOR - parte do peritônio que se fixa no cólon transverso do intestino grosso e projeta-se para baixo formando uma proteção e fixando órgãos abdominais. Contém grande quantidade de tecido adiposo.

OMENTO MENOR - apresenta-se como projeções do peritônio e estende-se entre os órgãos abdominais.

PERITONITE

É a inflamação do peritônio. Geralmente é o resultado de infecção bacteriana, o organismo está com uma doença no trato gastrointestinal ou, nas mulheres, nos órgãos reprodutores internos. A peritonite pode resultar também de fontes externas, como acidentes ou traumas (isto é, feridas por tiros ou facadas), ou da inflamação de um órgão fora da área peritonial, como os rins. As bactérias mais comumente envolvidas são: E. Coli, Klebsiella, Proteus e Pseudomonas.

Inflamação e íleo paralítico são os efeitos diretos da infecção. Outras causas comuns da peritonite são apendicite, úlcera perfurada, diverticulite e perfuração do intestino. A peritonite pode também estar associada a procedimentos cirúrgicos abdominais e diálise peritonial. Os tipos de peritonite incluem:

• peritonite espontânea

• peritonite secundária

• peritonite associada a diálise

Peritonite espontânea

Inflamação do peritôneo, a membrana que reveste as paredes do abdome e cobre os órgãos. A causa da peritonite espontânea é uma infecção no sangue. O fluido se acumula na cavidade peritoneal quando não é reabsorvido da maneira normal. Os fatores de risco incluem cirrose alcoólica e outras formas de cirrose (maiores riscos), síndrome nefrótica, doença de úlcera péptica, apendicite ou diverticulite. A incidência desta doença é de aproximadamente 2 em cada 1.000.000 de pessoas por ano. É uma doença rara em crianças.

Peritonite secundária

Inflamação aguda ou crônica do peritôneo (membrana que reveste a cavidade abdominal) que ocorre por causa da entrada de bactéria ou enzimas no peritôneo originárias do trato gastrointestinal ou biliar (secreção hepática). As causas da peritonite secundária incluem:

• entrada de bactéria no peritônio por uma perfuração (buraco) no trato gastrointestinal como se fosse um apêndice rompido.

• reações químicas graves das enzimas pancreáticas ou da bile como resultado de uma lesão ou perfuração do intestino ou do trato biliar.

O intestino se distende com gás e fluido. O fluido se acumula quando não é reabsorvido da forma habitual.

A peritonite secundária ocorre com freqüência em recém-nascidos prematuros que apresentam enterocolite necrotisante.

Peritonite associada à diálise

Inflamação aguda ou crônica do peritôneo que ocorre em pessoas que recebem diálise peritoneal. A causa da peritonite associada a diálise pode ser a introdução de bactérias no peritôneo através dos procedimentos de diálise. Os fatores de risco incluem insuficiência renal que requer diálise peritoneal. Os organismos mais comuns são o pneumococos e o estafilococos.

FISIOPATOLOGIA

A peritonite é causada pelo vazamento dos conteúdos dos órgãos abdominais na cavidade abdominal, geralmente como resultado de inflamação, infecção, isquemia, trauma ou perfuração de tumor. Ocorre proliferação bacteriana. Acontece edema dos tecidos em pouco tempo, enquanto a exsudação de líquidos se desenvolvem. Líquidos na cavidade peritoneal tornam-se turvos com o aumento de proteínas, células brancas e fragmentos celulares e sangue. A resposta imediata do trato intestinal é a hipermotilidade, logo seguida de íleo paralítico, com uma acumulação de ar e liquido no intestino.

SINTOMAS

Os sintomas dependem da localização e da extensão da inflamação. As primeiras manifestações clinicas da peritonite freqüentemente são os sintomas dos distúrbios causando a condição. Primeiro um tipo difuso de dor é sentido, a dor tende a tornar constante, localizada, sendo mais intensa perto do local da inflamação, geralmente agravando-se com o movimento. A área afetada do abdome torna-se extremamente sensível e os músculos ficam rígidos. Sensibilidade de rechaço e íleo paralítico podem estar presentes.

Geralmente náusea e vômito ocorrem e a peristalse está diminuída, a temperatura e a freqüência de pulso aumentam, e existe quase sempre uma elevação da contagem de leucócitos.

AVALIAÇÃO DIAGNOSTICA

Os leucócitos estarão elevados, a hemoglobina e o hematócrito podem ser baixos se houver perda de sangue. Eletrólitos séricos podem demonstrar níveis alterados de potássio, sódio e cloro.

Uma radiografia de abdome é obtida e pode mostrar ar em níveis de líquidos, assim como alças intestinais distendidas. Um scan do abdome pode mostrar formação de abscesso. Aspiração peritoneal e estudos de cultura e sensibilidade do liquido aspirado podem revelar infecção e identificar o organismo causador.

COMPLICAÇÕES

Freqüentemente a inflamação não é localizada e toda cavidade abdominal torna-se envolvida em sépsis generalizada. A sépsis é a maior

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com