TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Polissonografia

Tese: Polissonografia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

O que é polissonografia?

A polissonografia é o exame usado para a investigação de vários distúrbios do sono. O paciente deve dormir com sensores fixados no corpo que permitem o registro das fases do sono, profundidade do sono, da quantidade de sono REM (fase em que ocorrem os sonhos), passagem do ar pelo nariz/boca, oxigenação sanguínea, frequência cardíaca, movimentos do tórax, posição do corpo na cama, além de outros dados. Os sensores são fixados de maneira a permitir ao paciente movimentar-se durante o exame, não atrapalhando assim o sono. O exame é indolor. Todos os sensores são fixados na superfície do corpo. Não se usam agulhas ou instrumentos semelhantes, ou seja, o exame é não-invasivo e não envolve qualquer risco.

Onde é realizada a Polissonografia?

O exame é tradicionalmente realizado em uma clínica ou laboratório de sono, sob a supervisão de técnico ou enfermeiro capacitado. Como alternativa, a Clínica de Distúrbios do Sono Dr. Marcelo Andrade agora oferece aos seus pacientes uma nova tecnologia, já testada e aprovada em diversos estudos internacionais, que permite a realização do exame da polissonografia em seu próprio domicílio - a polissonografia domiciliar. Esta traz mais conforto e possibilita a realização do exame também naqueles pacientes que têm dificuldade em dormir no ambiente de laboratório, em condições e horários diferentes ao seu ambiente de sono habitual.

Em quais casos a polissonografia domiciliar oferece vantagens?

1. Pessoas que apresentam dificuldades para dormir fora de casa, por vários motivos. Problemas com colchão, travesseiros, lençois, barulhos ou temperatura inadequada (calor ou frio) podem prejudicar a qualidade do sono fora de sua casa, interferindo com a qualidade do exame.

2. Pessoas que costumam dormir tarde e acordar tarde. As polissonografias convencionais realizadas em clínicas de sono geralmente são finalizadas entre 6h e 8h da manhã, a despeito da vontade do paciente em permanecer dormindo mais e de quantas horas já se tenha dormido. Com a polissonografia domiciliar os horários habituais de sono do paciente são respeitados possibilitando uma maior fidelidade na análise do sono.

3. Pessoas com dificuldade no transporte às clínicas como idosos, pessoas acamadas ou com problemas de locomoção.

Como é agendada e realizada a Polissonografia em minha casa?

O exame é normalmente agendado por telefone. Deve ser programada a data e o horário mais adequado para o exame, que poderá ser realizada inclusive aos finais de semana. O exame exige a visita de um técnico especialista em polissonografia à casa do paciente, o qual realizará a instalação dos sensores, fornecerá orientações gerais do exame e NÃO permanecerá no local, assegurando maior privacidade. A instalação dos sensores dura cerca de 30 a 40 minutos em média. Por medidas de segurança, no dia do exame, a Clínica de Distúrbios do Sono confirmará a visita por telefone informando o nome do ténico que irá realizar a visita, o qual deverá comparecer devidamente identificado ao local.

Quem realizará a instalação dos sensores do exame?

Os sensores do exame são instalados por técnicos especialista em polissonografia. Todos os técnicos de Polissonografia da Clínica de Distúrbios do Sono são profissionais que possuem vários anos de experiência na instalação dos sensores e realização do exame. Todos possuem formação especializada com curso teórico-prático ministrado pelo Instituto do Sono da Unifesp, bem como formação em primeiros socorros (BLS).

Como se preparar para o exame?

No dia do exame lavar a cabeça apenas com xampu. Após a lavagem dos cabelos, não usar no couro cabeludo qualquer produto oleoso ou cremoso, pois estes podem prejudicar a aderência dos sensores no couro cabeludo.

Pacientes que fazem uso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com