TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição

Resenha: Poluição. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Resenha  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 5

Muitos fatores são rotulados como causadores da poluição, mas em geral o verdadeiro causador deste grande problema ambiental é simplesmente o homem, e por mais irônico que pareça somente ele pode combater o próprio mal criado. As indústrias, os carros e as residências são algumas ações humanas que emitem diariamente centenas de poluentes no meio ambiente, e que vem se agravando negativamente cada vez mais.

Esgotos

Os esgotos é considerado grande causa de poluição, pois ao não receber o tratamento adequado libera à natureza diversos poluentes que provocam a deterioração dos rios, lagos e oceano, além de outros diversos tipos de poluentes liberados através dos lixos, dos dejetos químicos industriais e pela mineração sem controle.

De acordo com pesquisas feitas cerca de 77% dos poluentes vem de fontes terrestres e se concentram principalmente em regiões costeiras que são habitadas por considerável número de pessoas. Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos EUA estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (sem querer ou intencionalmente) nos oceanos todos os anos. O esgoto, seja industrial ou doméstico, abriga grandes ameaças, não só para os seres marinhos como também para os que moram nos litorais, pois é também o esgoto que leva para o mar matéria orgânica, que ocasiona a explosão fitoplâncton (também conhecido por bloom), um dos exemplos mais conhecidos do bloom é a chamada maré vermelha.

Fito plâncton que contém pigmento vermelho. Os dinoflagelados produzem substâncias tóxicas que podem causar a morte.

É no esgoto também que se encontram bactérias, vírus e larvas de parasitas que são considerados muitas vezes nocivos, mas entre essas bactérias que contém um grupo particular que é apontado como os grandes causadores da poluição existem pelo menos 30% das praias brasileiras que tem mais coliforme fecal do que deveriam – um sinal de que tem esgoto demais por ali.

É normal notar a formação de espuma ácida na superfície da água, que na grande maioria, dependendo da fonte de poluição, pode ter sido composta de chumbo e mercúrio, essa espuma ácida provoca a mortandade da flora e da fauna desses rios e ainda contamina as pessoas que se alimentam dos peixes e animais habitados ali.

Um dos grandes problemas da atualidade é o aumento da geração de resíduos sólidos urbanos, este decorrente, dentre outros fatores, do processo de expansão e urbanização das cidades.

Em qualquer processo de reciclagem, o resíduo será submetido a um processo de higienização. “Não há necessidade de uma lavagem aprofundada do material”, explica Carlos Silva Filho, diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os instrumentos da PNRS (que eliminam de vez todos os lixões e obriga as prefeituras a instalar aterros sanitários) ajudarão a alcançar o índice de 20% na reciclagem de resíduos já em 2015.

Para Silva Filho, mesmo a lei entrando em vigor ainda vai faltar ao governo investir na educação da população para o tema da reciclagem. Segundo uma pesquisa feita pela Abrelpe com 2 mil pessoas, 88% dos entrevistados se disseram favoráveis e propensos em ajudar o meio ambiente por meio da separação de resíduos. Porém, todos alegaram que não receberam orientação de como fazê-la.

“Falta orientação para esclarecer dúvidas básicas, como se eu preciso lavar o pote de margarina ou se posso jogar o papelão que veio a pizza, mesmo com gordura, para a reciclagem. Isso acaba prejudicando o sistema de coleta seletiva. O poder público tem que dar essa instrução”, explica.

O cesto azul é para jogar o papel. No vermelho, vai o plástico. O verde é para o vidro e o amarelo é para o metal. Isso é o que muitas vezes se aprende a respeito da reciclagem. No entanto, essa separação não funciona de fato no Brasil, pois o lixo chegará À cooperativa e será misturado.

A implantação das lixeiras coloridas foi uma tentativa de trazer para o país o hábito da reciclagem da forma como foi criado e consolidado em países desenvolvidos, onde a coleta ocorre por item.

"O ideal é separar o lixo seco [aquele que pode ser reciclado] do lixo úmido [materiais orgânicos como restos de comida e materiais não recicláveis, como papel higiênico] e deixar o resto para a cooperativa fazer", explica Sandro Mancini, professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e especialista em reciclagem de resíduos sólidos.

A atmosfera é uma massa de gases onde permanentemente ocorrem reações químicas. Ela absorve uma variedade de sólidos, gases e líquidos provenientes de fontes naturais e industriais, que podem se dispersar, reagir entre si ou com outras substâncias já presentes na atmosfera.

As fontes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com