TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pour Plate

Trabalho Universitário: Pour Plate. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 2

Ao observar a tabela, logo de antemão, já é possível perceber qual o tipo de diluição correta para cada cultura específica. Quando falamos de bactérias, temos unanimente maiores médias para a diluição de 10(-3). Isso se dá pela concentração de nutrientes ser menos diluída e mais acessível, o que reduz a competição a abre espaço para uma contagem mais significativa. O mesmo se dá com os fungos, onde as maiores médias se dão com uma diluição menor (10(-2)).

Quanto ao tipo de solo, colocamos em prova três opções, uma mais rica em nutrientes - Jardim De Santos, uma de riqueza intermediária - o solo do supermercado Carrefour, e uma de baixíssima riqueza nutriciona, que é a areia da praia. Na grande parte, o solo do Jardim de Santos apresentou a maior média de contagem de microorganismos para todas as diluições, exceto uma. Isso se dá exatamente pela elevada riqueza nutricional o que proporciona melhores condições de crescimento. Em segundo lugar de média esta o solo do Carrefour e por último, a areia da praia que apresenta médias muito baixas, principalmente para os fungos. Isso se dá por vários fatores como a salinidade que dificulta a fixação de nutrientes, o fato de que a areia não forma um solo pastoso, e sim arenoso, o que também dificulta tal a retenção dos mesmos.

Direcionando o foco para o pH podemos tirar as discussões finais. Os melhores valores de pH para cultivo de fungos giram em torno de 5-7. No solo do carrefour, obteve-se maiores médias de contagens de fungos do que de bactérias. Até mesmo melhores médias quando comparados coom as médias do jardim santos na melhor diluição para tal. Isso se dá devido ao pH propício ao crescimento do mesmo. Em termos das bactérias, temos a faixa de pH ideal girando em torno 6-8. Por isso as médias de bactérias no Jardim de Santos são mais elevadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com