TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Intervenção Para Combate à Geração De Resíduos sólidos

Dissertações: Projeto De Intervenção Para Combate à Geração De Resíduos sólidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

A reciclagem de lixo doméstico em Salvador sempre foi complicada para o cidadão devido à escassez de políticas públicas eficazes. Atualmente, com a desativação dos postos públicos que arrecadavam esse material reciclável, esta tarefa se tornou ainda mais difícil.

Para substituir os Postos de Entrega Voluntária, serão implantados novos centros de coleta modernos. No entanto, isso só ocorrerá após a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico – que tem prazo para ser concluído em dois anos. Enquanto isso, a população fica sem uma política efetiva que possa livrar o meio ambiente dos danos provocados por produtos que poderiam ser reciclados, como papéis, plásticos, metais e vidros.

Ademais, os cidadãos podem contar com ações da iniciativa privada e das cooperativas de catadores para reduzir a poluição ambiental. Anualmente, segundo a Limpurb, as cooperativas reciclam cerca de 2,4 mil toneladas de lixo na capital baiana. Isso representa apenas 1% do lixo produzido pela cidade.

Com relação a esta questão, a responsabilidade deve ser compartilhada: o cidadão tem que assumir seu papel e separar o lixo; o fabricante tem que recolher a sua produção; e a prefeitura, que é a maior responsável, deve monitorar o descarte de resíduos.

2. OBJETIVOS

Em face desta questão, o intuito deste projeto é instituir a “Semana de Combate ao Resíduo”, com o objetivo de conscientizar a população acerca do descarte de resíduos, além de mobilizá-la com relação à coleta seletiva e ao consumo consciente. Este evento visa alertar a população da cidade acerca dos impactos da emissão de resíduos sobre o meio ambiente, bem como a formação de um “comportamento sustentável” das gerações futuras.

Este projeto de intervenção sugere a criação de uma semana no ano onde as pessoas levarão a um espaço físico reservado para este fim objetos e roupas que não utilizam mais, além de lixo reciclável, para realização de bazares, brechós, fabricação de brinquedos e outros utensílios com material reciclado. Lá serão exibidos vídeos com mini-documentários e desenhos animados sobre os problemas que o descarte inadequado de resíduos pode trazer ao planeta, além da realização de pequenas palestras por Engenheiros de Produção e Engenheiros Ambientalistas sobre esta questão.

3. JUSTIFICATIVA

Visto que este projeto contará com a participação da população de Salvador, desempenhará, assim, um importante papel na conscientização acerca dos impactos ambientais resultantes do descarte inadequado de RSU e, conseqüentemente, auxiliará na redução da emissão de resíduos.

Trata-se de um projeto que não requer altos investimentos financeiros, visto que o objeto principal do mesmo é lixo reciclável.

4. MATERIAIS E MÉTODOS

O projeto contará com divulgação através de outdoors, comerciais na TV e rádio, além de banners espalhados em escolas, faculdades, entre outros, indicando postos de coleta espalhados pela cidade, aos quais a população deverá levar o material elencado na divulgação do evento.

Este material recolhido será, por sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com