TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propanoina

Casos: Propanoina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2014  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 2

1- Teste de identificação de aldeídos e cetonas. Reação com 2,4-dinitrofenilhidrazina Substâncias a serem testadas: acetaldeído, acetona e n-butanol.

2,4-dinitrofenilhidrazina pode ser utilizada na detecção de grupos funcionais carbonila (C=O), presentes em aldeídos ou cetonas. Um resultado positivo é assinalado por um precipitado amarelo ou vermelho (em caso de soluções) ou manchas avermelhadas após borrifar a solução em uma placa cromatográfica. Estes são conhecidos como dinitofenilhidrazonas.

Esta reação pode ser descrita como uma reação de adição-remoção, onde há a adição nucleofílica do grupo NH2 ao grupo C=O, seguido pela remoção de uma molécula de água.

O mecanismo desta reação, com aldeídos ou cetonas, é o que se segue:

Figura 1: Reação da propanona (acetona) com 2,4-dinitrofenilhidrazina

Ocorrências observadas:

Para identificação de aldeídos e cetonas, utilizou-se o acetaldeído (etanal) de fórmula química C2H4O e a acetona (propanona) C3H6O. Observou-se a formação de um precipitado amarelo forte, próximo ao mostarda no caso da acetona. Nada ocorreu no tubo com n-butanol.

Figura 2: Precipitação do etanal e da propanona

2- Complexos de adição de bissulfito de sódio (10 %)

Substâncias a serem testadas: acetaldeído, acetona e acetado de etila

Hidrogenosulfito de sódio ou bissulfito de sódio é um composto químico com a fórmula NaHSO3. Bissulfito de sódio é um aditivo alimentar com número E E-222

O bissulfito de sódio encontra aplicação na indústria seja na forma de suas soluções seja na forma de sólido.

Em química orgânica bissulfito de sódio tem vários usos. Forma aducto de bissulfito com grupos aldeídos com certas cetonas cíclicas a um ácido sulfônico.

Um aducto (do latim adductus, "atraído") é o produto da adição direta de duas ou mais moléculas diferentes, resultando em um único produto de reação contendo todos os átomos de todos os componentes iniciais. O resultado é considerado uma espécie molecular distinta. Exemplos incluem o aduto entre peróxido de sódio e carbonato de sódio para criar o percarbonato de sódio, e a adição de bissulfito de sódio a um aldeído para dar sulfonato.

Esta reação tem limitado valor em síntese, mas é usada em procedimentos de purificação de aldeídos contaminados em uma solução precipita o aduto de bissulfato o qual pode ser isolado por filtração. Uma reação reversa se dá na presença de uma base como o bicarbonato de sódio ou hidróxido de sódio e o bissulfito é liberado como dióxido de enxofre.

A seguir a reação do etanal com o Bissulfito de Sódio.

Figura 2: Reação do o bissulfito com o acetaldeído

Ocorrências observadas:

Observou-se que ao se colocar o bissulfito com o acetaldeído se formou um precipitado claro e nessa reação houve aquecimento do tubo de ensaio (reação exotérmica). Com os demais tubos contendo propanona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com