TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual homozigoto?

Resenha: Qual homozigoto?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  Resenha  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

o que homozigoto?

Homozigoto ou homozigótico é um termo da genética para indicar que os alelos presentes em um locus genético são idênticos. Gene é uma fração de Ácido Desoxirribonuclêico (DNA) que está codificando um determinado peptídeo, como uma proteína.

Um indivíduo é chamado de homozigoto, quando os alelos que e se aglomeram e codificam uma determinada característica são iguais. Ou seja, os alelos são iguais e ele vai produzir apenas um tipo de gameta. Por exemplo, em ervilhas, a característica sementes verdes é recessiva, portanto, homozigota, pois possui o genótipo vv, e produzirá apenas gametas v. O mesmo ocorre para sementes amarelas homozigotas, VV, que produzirão gametas V.

Por exemplo, numa proteína com 1000 aminoácidos, pode ser que o aminoácido na posição 379 possa variar, sem que se descaracterize a proteína. O gene que indica na vertical posição 379 o aminoácido glicina é um possível. O gene que indica na mesma posição orizontal aminoácido alanina é outro possível. O gene é o mesmo, mas tem dois alelos diferentes. Se um indivíduo herda dos pais genes idênticos, ele é chamado de homozigoto. Neste caso, dois genes indicando glicina na posição 379 daquela proteína. Se herda o gene da mãe diferente do gene do pai, ele é chamado de heterozigoto. Neste caso, um gene indicando alanina e o outro glicina, na posição 379 da mesma proteína.

Resumindo, podemos dizer que um ser é homozigoto quando o mesmo possui os alelos iguais, tanto o alelo materno como paterno que juntos representam um lócus. E assim, ele produzirá todos os gametas recessivos, isto é, possuindo somente uma identificação genética. Ex: BB. Vale salientar, que cada identificação "B" é proveniente de um determinado alelo, que se encontra no par de cromossomos oriundo do cruzamento genético de seus respectivos genitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com