TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REPTEIS

Trabalho Escolar: REPTEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  2.961 Visualizações

Página 1 de 2

É comum pensarmos que os sentidos dos répteis não são bem desenvolvidos, e de uma forma esse pensamento está correto, pois eles não são tão “agudos”, mas os órgãos sensoriais deles os permitem ter várias sensações, como por exemplo: sentir o cheiro e o gosto das coisas.

VISÃO: Alguns répteis possuem um olho mediano (parietal) que se desenvolve na parte superior da cabeça, mas ele não chega a formar imagens. Os olhos desses répteis apresentam pálpebras e uma membrana que é chamada de “membrana nictitante”, e ambos têm a função de proteger os olhos deles. Outra coisa que os répteis apresentam, são glândulas lacrimais para deixar os olhos úmidos caso eles estejam fora da água.

PALADAR: O paladar não é um sentido muito importante para os répteis, pois apesar de ser possível sentirem gosto, seu olfato é muito mais apurado, que consequentemente torna-se muito mais importante.

OLFATO: Os répteis possuem narinas que os possibilitam sentir diversos cheiros, e a respiração ocorre através de pulmões com alvéolos (na maioria deles). As cobras possuem uma abertura entre os olhos e as narinas, que são chamadas de fossetas loreais (ou órgão de Jacobson) que o faz perceber quando tem outro animal por perto, ou se aproximando, eles percebem isso porque sentem o calor emitido pelo corpo do outro animal.

AUDIÇÃO: Os ouvidos das serpentes detectam vibrações no ar através de adaptações para receber ondas transmitidas pelas mandíbulas. Os répteis em geral, não possuem orelhas, mas alguns têm um conduto auditivo que fica por baixo de uma das dobras da pele, dos dois lados da cabeça, e na ponta do conduto, tem o tímpano, que tem contato com a orelha média e interna (e externa, caso o réptil apresente-a), e, além disso, a maioria dos répteis são capazes de captar alguns sons, ou até mesmo ter audição (mesmo que pouca).

TATO: Os répteis apresentam tato ao longo de todo o seu corpo, podendo sentir qualquer coisa na qual estejam em cima, ou encostados. (Peguei essa imagem no site, e queria colocar no slide, porque achei legal por mostrar bem direitinho a fosseta)

CURIOSIDADES SOBRE OS RÉPTEIS!!!!

1) As cobras engolem o alimento inteiro (sem mastigar!), por isso só comem a cada 15 dias, porque ela demora muito tempo para seu corpo digerir as refeições.

2) Todas as cobras produzem veneno na boca, porém, apenas algumas têm dentes próprios para injetá-lo. Essas são conhecidas como cobras peçonhentas

3) Os cascos das tartarugas servem como defesa para ela, que anda tão devagar

4) A lagartixa usa o rabo como meio de defesa. Se ela ver o perigo, ela solta o rabo para distrair seu predador e sai correndo. Mas depois de dois meses cresce outra cauda.

5) Para fazer um par de sapato de crocodilo, são necessários 10 deles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com