TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reflexo Acústico

Trabalho Escolar: Reflexo Acústico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/1/2015  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  1.838 Visualizações

Página 1 de 3

REFLEXO ACÚSTICO

Contração do músculo estapédio em resposta a um estímulo acústico intenso (70 dB a 90 dB acima do limiar aéreo), que ajuda a proteger a orelha interna dos danos que possam ser causados por sons de alta intensidade especialmente os de freqüência grave (WEVER e LAWRENCE, 1954 apud KATZ, 1999).

O músculo estapédio é inervado pelo nervo facial (VII par crâniano), enquanto o músculo tensor do tímpano é inervado pelo trigêmeo (V par crâniano). O reflexo acústico está localizado na parte mais baixa do tronco cerebral e se constitui de duas vias ipisilateral e contralateral. Quando cada uma das orelhas é estimulada por um som suficientemente alto, ocorre o reflexo de contração ispsi e contralateral do músculo estapédio (KATZ, 1999)

Ao estimularmos uma única orelha com um som muito intenso (70 a 90 dB acima do limiar tonal), os músculos do estapédio de ambas as orelhas contraem-se, essa contração é chamada reflexo acústico (ROSSI, 2003).

O reflexo acústico apresenta uma via aferente única (nervo vestíbulo coclear – VII par) e uma via eferente Bilateral (nervo facial VII par) (ROSSI, 2003).

Tipos de reflexo acústico (ROSSI, 2003):

• Contralateral: dado em nível de audição (dBNa), pois o som é enviado pelo fone (fone - aferência, sonda - eferência).

• Ipsilateral: é dado em nível de pressão sonora (dBNPS), estímulo sai na própria sonda (sonda – aferência e eferência).

O nome do reflexo é dado pela aferência (ROSSI, 2003).

Na determinação do reflexo acústico o medidor de imitância registra uma súbita mudança na pressão sonora no meato acústico externo (MAE) causada pela diminuição da compliância do sistema tímpano-ossicular conforme os músculos estapédios se contraiam. Se o estímulo for intenso o suficiente para desencadear o reflexo dos músculos da orelha média, a contração do m. estapédio na orelha com a sonda, aumentará a compliância da membrana timpânica de maneira súbita à apresentação do estímulo.

(COMPLIÂNCIA- VOLUME; COMPLACÊNCIA- MOBILIDADE)

O limiar do reflexo acústico é a mínima intensidade necessária para se observar uma mudança na compliância da orelha média (SILMAN & GELFAND, 1982 apud KATZ, 1999).

Os reflexos ipsilaterais podem ser eliciados em intensidades entre 2 a 16 dB menos intensas que os contralaterais.

REFLEXO ACÚSTICO EM PERDAS DE AUDIÇÃO CONDUTIVAS

Uma valiosa implicação do diagnóstico do reflexo acústico é o fato do mesmo ser obscurecido quando a sonda é acoplada na orelha com patologia de orelha média mesmo que esses distúrbios sejam de grau leve (KATZ, 1999).

Os distúrbios da orelha média impedem que a membrana timpânica mostre alteração na compliância, QUANDO OS MÚSCULOS DO ESTAPÉDIO SE CONTRAEM, na vigência de otites medis, otoesclerose ou alguma outra entidade patológica (KATZ,1999).

Uma anormalidade de orelha média na orelha com a sonda geralmente impede a mensuração do reflexo acústico. Na presença de patologia de orelha média, o m. estapédio pode até se contrair mas a contração não será

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com